João Maria Pereira é uma das jovens promessas do Karting nacional

Ano após ano, continuam a despontar novos talentos no Karting em Portugal. João Maria Pereira tem apenas sete anos de idade, é de Alcobaça e, talvez pela tenra idade e pelos êxitos que já alcançou, é apontado como uma das grandes promessas do Karting nacional.

 

Tal como em vários países da Europa e não só, o Karting em Portugal é visto como a grande escola do desporto automóvel, ao ponto de algumas das grandes referências atuais da Velocidade nacional, como Álvaro Parente, Filipe Albuquerque ou António Félix da Costa, só para citar alguns, terem sido campeões nas pistas de Karting antes de brilharem no mundo dos monolugares e dos automóveis.

No fundo, esse é o sonho de qualquer jovem piloto que se inicia na modalidade e João Maria Pereira não é exceção. Foi em 2018, com apenas 5 anos de idade, que o jovem piloto de Alcobaça se estreou no Karting de competição. Na categoria Iniciação do Campeonato de Portugal não tardou em conquistar vitórias e lugares no pódio, dando o mote de que poderia ser um eventual talento a despontar para o Karting nacional. E, no ano seguinte, João Maria Pereira confirmou isso mesmo, já que na segunda prova que disputou do Rotax Max Challenge Portugal, bateu toda a concorrência da categoria Micro-Academy. Este feito ganhou ainda maior relevo, dado que o jovem piloto de Alcobaça tinha apenas 6 anos de idade e estava a competir com adversários mais experientes e já com 10 anos de idade. No final da competição, que contou 16 corridas, João Maria Pereira integrou o top-5.

Esta época, com apenas 7 anos de idade, João Maria Pereira prossegue a sua evolução novamente no Rotax Max Challenge Portugal, mas numa categoria superior, a Micro-Max, destinada a pilotos dos 7 aos 10. No início deste mês, a contar para a segunda jornada dupla, no Kartódromo de Viana do Castelo, João Maria Pereira voltou a mostrar o seu talento. No segundo dia de competição, o piloto de Alcobaça ficou a 8 milésimos de segundo (!) de conquistar a pole-position para a Final 1, mas não a deixou escapar para a Final 2, corrida em que viria a bater toda a concorrência. Com este resultado, João Maria Pereira está agora na terceira posição da classificação geral do Rotax Max Challenge Portugal, competição que apura o vencedor de cada categoria para o ‘Mundial’ da especialidade, que reunirá 360 pilotos oriundos de 60 países, entre 23 e 30 de janeiro de 2021, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

“Neste momento, o mais importante para nós é que o João Maria continue a evoluir. Claro que ficamos contentes com as suas vitórias, pódios, entre outros registos, mas nesta fase existe todo um processo de aprendizagem que é mais importante para a sua formação como piloto”, sublinha Mário Almeida, chefe de equipa da Júnior Racing Team, para depois nos adiantar que o programa desportivo de 2020 para João Maria Pereira vai ser um pouco mais exigente, tendo em conta a sua evolução: “O João Maria tem apenas 7 anos de idade, mas face à evolução que tem demonstrado, e após termos ponderado bem, decidimos inscrevê-lo na categoria Juvenil do Campeonato de Portugal de Karting que vai cumprir a segunda prova nos dias 25 e 26 de julho, no Kartódromo de Viana do Castelo. Temos consciência que o João Maria vai estar em pista com cerca de 20 adversários, bem mais experientes e alguns já com 12 anos de idade, mas parece-nos ser um passo acertado, atendendo ao seu potencial. Será igualmente uma forma do João Maria prosseguir a sua evolução, pois vai enfrentar um novo desafio. Por outro lado, entre 8 e 13 de novembro, o João Maria vai disputar a segunda edição do Troféu Internacional Rotax, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Nessa competição, o João Maria terá a possibilidade de ‘conviver’ com mais de 300 pilotos de vários países, realizar vários treinos e disputar diferentes corridas. Serão seis dias intensos (de terça-feira a domingo), mas certamente que contribuirão muito para a evolução do João Maria, apesar de ainda ter apenas 7 anos de idade”.