João Maria Pereira garantiu, em Madrid, o título de campeão de Karting de Espanha da categoria Mini-Max. O jovem piloto de Alcobaça esteve sempre muito forte e para além de conquistar o cetro, qualificou-se para as mediáticas Rotax Max Challenge Grand Finals – vulgo Mundial Rotax –, que serão disputadas entre 19 e 26 de novembro, em Portimão, por 360 pilotos oriundos de 60 países. Um marco histórico para João Maria Pereira, que recentemente completou apenas 10 anos de idade.

A conquista do título de campeão de Karting Rotax em Espanha por parte de João Maria Pereira começou a ser construída no início de abril, juntamente com o seu técnico Rui Pereira, quando na primeira prova alcançaram logo dois pódios. A partir daí até à quinta e última prova, disputada no passado fim de semana, no traçado de Recas, em Madrid, por mais de 20 concorrentes, o jovem piloto de Alcobaça só colecionou pódios. “Nas 10 corridas que compuseram o campeonato, o João Maria não falhou um pódio. Mesmo perante uma forte e vasta concorrência, o João Maria foi sempre muito regular nos lugares da frente e isso permitiu-lhe somar muitos pontos para se sagrar campeão. Aliás, nem era preciso ter alinhado na segunda corrida da última prova, pois matematicamente já tinha conquistado o título”, descreve Rui Pereira, que formou uma dupla de sucesso com o jovem piloto português, a quem atribuiu os louros todos. O mérito é todo do João Maria. No início da temporada, se disséssemos que íamos lutar pelo título em Espanha ninguém ia acreditar. Mas a verdade é que o João Maria fez uma época em crescendo, sempre em evolução. Por vezes, alguns jovens pilotos chegam a uma determinada altura e começam a estagnar, mas o João Maria esteve sempre a evoluir até à última prova e confesso que superou todas as expetativas. Para quem tinha 9 anos de idade (pois só no final de setembro é que o João completou 10 anos), mostrou sempre uma dedicação notável desde que chegávamos aos circuitos às sextas-feiras e regressávamos a Portugal aos domingos”, realça o técnico português e com razões para isso, dado que o pelotão contava com pilotos que já correm nas World Series Karting (WSK) ou no IAME Euro Series, campeonato europeu disputado em quatro países.

Qualificação para o Mundial garantida

Ao longo das cinco provas, a competição em Espanha revestiu-se de algum mediatismo com a presença de diferentes órgãos de comunicação social, dado que os vencedores de cada categoria garantiam a tão ambicionada qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals – vulgo Mundial Rotax –, que há mais de duas décadas são disputadas por 360 pilotos oriundos de 60 países e que, esta época, estão agendadas para o Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, de 19 a 26 de novembro.

João Maria Pereira, que venceu a categoria Mini-Max, já tem o ‘passaporte’ para representar Portugal numa das mais emblemáticas competições mundiais e, curiosamente, no seu país, ao contrário do ano passado, em que as Rotax Max Challenge Grand Finals rumaram ao Bahrain.

Próximo de mais um título

Em 2021, João Maria Pereira viu-se privado de disputar o título da categoria Micro-Max em Portugal, já que poucos dias antes da derradeira prova teve de ser operado de urgência ao apêndice. Um cenário difícil de aceitar para o jovem piloto de Alcobaça, pois era um dos principais favoritos ao cetro. Parece que agora João Maria Pereira está a ser compensado pelo momento difícil que atravessou, pois acabou de conquistar o título em Espanha e no próximo fim de semana, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, poderá sagrar-se campeão de Portugal igualmente na categoria Mini-Max.