A consagração dos melhores no pódio final
A dupla Pedro Morais/Sílvia Coutinho (BMW i3) venceu a 3.ª edição do Oeiras Eco Rally Portugal 2020, competição reservada a veículos movidos a energias alternativas e que registou número recorde de participantes.

Nos lugares do pódio classificaram-se os espanhóis Txema Foronda/Pilar Rodas (VW E-Golf), na 2.ª posição, seguidos pela dupla franco-polaca Artur Prusak/Thierry Benchetrit (Opel Corsa-E).

Durante três dias, os concorrentes cumpriram a etapa portuguesa integrada no Campeonato do Mundo FIA, através das classificativas das serras de Sintra e da Arrábida e de uma prova inédita no autódromo do Estoril, que voltou a abrir portas para a visita de um Campeonato do Mundo FIA.

Uma prova com direito a prémios especiais e que ficou para história: foi a a primeira prova de regularidade de carros movidos a energias alternativas disputada em circuito fechado.

Em 12 setores seletivos, os concorrentes tiveram de demonstrar a máxima eficácia em termos de gestão do binómio consumo-regularidade, de modo a evitar penalizações nos controlos efetuados pela organização.

O rali, realizado em parceria pelo CCFP e pela FPAK, terminou com a power stage na marginal de Oeiras.

Uma iniciativa marcada, pela originalidade, permitiu rotular este rali, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, como prova de emissões negativas de CO2. Para tal, todos os concorrentes plantaram uma árvore, contribuindo, assim, para a transformação de CO2 em oxigénio e promovendo, com esta ação, um evento de emissões negativas.

Ver mais em:

www.portugalecorally.com