Open de Portugal de Karting com arranque animado no Bombarral

23/02/2019

Quase 60 pilotos discutem o Open de Portugal de Karting no Bombarral
A competição escolhida pela FPAK para abrir o calendário desportivo de Karting no nosso país, o Open de Portugal, está a decorrer no KIRO-Kartódromo de Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME. Este sábado já se disputaram as primeiras mangas de qualificação.

A categoria Cadete é este ano a categoria mais concorrida do Open de Portugal de Karting, com 16 participantes. Maria Germano Neto, com chassis Praga, foi a mais rápida nos treinos cronometrados ao estabelecer a melhor marca em 54,404s aos 1106 metros do traçado da região oeste, tendo Tiago Lima (EKR) rubricado a segunda melhor volta em 54,513s, pelo que largou ao lado da piloto de Guimarães na primeira manga de qualificação, enquanto João Maria Gouveia (Praga) e Rodrigo Seabra (Kosmic) asseguraram lugares na segunda linha e Martim Marques (Tonykart) e Santiago Alves (Mad Croc) – que esteve sem treinar desde novembro passado devido a uma entorse num pé – partiram da terceira.

Assim, na primeira manga de qualificação, disputada em 10 voltas – depois de três partidas abortadas, tendo na última Rodrigo Ferreira (Tonykart) sido forçado a abandonar devido a um toque que lhe danificou o kart –, Maria Germano Neto arrancou da pole-position e liderou até à nona volta, altura em que Tiago Lima passou para a frente, mas pouco depois a jovem vimaranense regressou ao comando para ser a primeira a ver a bandeira xadrez, com Tiago Lima a terminar logo a seguir, sendo o autor da volta mais rápida em 54,686s.

No início, João Maria Gouveia (Praga) esteve a pressionar Maria e Tiago, mas acabou por cruzar a meta na terceira posição, enquanto Rodrigo Seabra e Santiago Alves, igualmente rápidos, fecharam o top-5. Noah Monteiro (Parolin) terminou no sexto lugar, após duelo com Tomás Gomes, tendo Martim Marques (Tonykart), David Luís (FA) e Gabriela Teixeira (Praga) encerrado o top-10.

José Maia Gouveia (Praga) concluiu as 10 voltas na 11.ª posição, na frente de João Barros (Tonykart), Beatriz Costa (Praga) e Pedro Cachada (Mad Croc). Diogo Caetano (Birel ART) foi forçado a abandonar ainda na partida.

Teixeira na Sénior e Marreiros na Master vencem 1.ª manga da Super Shifter

A categoria em que os karts estão equipados com caixa de velocidades sofreu alterações face a 2018, passando a designar-se por X30 Super Shifter, dado que todos os pilotos passaram a correr com os impressionantes motores de 175cc. Por outro lado, em vez de quatro agora existem três classes, sendo ‘abolida’ a Júnior, mantendo-se a Sénior (dos 18 aos 32), a Master (dos 32 aos 45) e a Gentleman (com mais de 45 anos).

Nos treinos cronometrados, Rodrigo Ferreira (Praga) foi o mais rápido com a marca de 44,804s à geral e na Sénior, enquanto na Master foi Joel Magalhães (CRG) quem rubricou o melhor tempo, com o registo de 45,500s. Na Gentleman, não alinhou qualquer piloto, mas dentro de duas semanas, vamos ter o prazer de os ver correr na primeira prova do Campeonato de Portugal, precisamente na pista do Bombarral.
Na primeira manga de qualificação, disputada em 12 voltas ao traçado de 1106 metros, Rodrigo Ferreira largou da pole-position, mas Miguel Ramos (CRG) passou para a liderança, seguido de Ricardo Borges (Kart Republic), pilotos que viram a bandeira xadrez nas primeira e terceira posições, respetivamente. Contudo, quer Ramos quer Borges viriam a ser penalizados com 10 segundos por falsa partida e caíram para os quinto e sexto lugares, respetivamente. Rodrigo Ferreira também foi forçado a abandonar à 10.ª volta, quando tentava passar para a liderança, sendo também obrigado a desistir Vasco Lázaro, à passagem da quinta volta.
Tiago Teixeira (Birel ART) disputou toda a corrida com uma queimadura de segundo grau na perna direita (de acordo com a médica da prova), em virtude de um tubo do seu kart ter soltado um pouco de gasolina mas, ainda assim, e tendo em conta as penalizações, venceu a corrida, tendo Hugo Marreiros (DR) sido segundo classificado e ganho a classe Master com a volta mais rápida da classificação geral, com a marca de 45,260s.
Fábio Mota (CRG) foi terceiro classificado e segundo na Master, na frente de Joel Magalhães (CRG), João Barros (Birel ART) e de Paulo Martins (Tonykart).

Guilherme de Oliveira abre com vitória na X30 Sénior

A categoria X30 Sénior atraiu um pelotão de 13 pilotos para o Open de Portugal. Na sua primeira prova nesta categoria em solo nacional, Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou por assegurar a pole position para a primeira manga de qualificação, rodando em 46,568s durante a sessão de treinos cronometrados. O piloto de Vila Nova de Gaia teve Gabriel Caçoilo (Tonykart) a seu lado na primeira fila da grelha, enquanto da segunda fila largavam a rookie Mariana Machado (Praga) e Manuel Leão (Exprit).

A primeira manga de qualificação, disputada em 15 voltas ao traçado de 1.106 metros, foi completamente dominada por Guilherme de Oliveira, que liderou a corrida do princípio ao fim e obteve ainda a volta mais rápida, com o registo de 46,769s.

Mariana Machado foi a mais direta perseguidora do líder durante toda a corrida, enquanto logo atrás o jovem venezuelano de origem checa Zdenek Chovanec (Exprit) assegurou o terceiro posto, após Manuel Leão (Exprit) ter descido ao 10.º lugar já na última volta. Gabriel Caçoilo foi o quarto classificado e terminou na frente de Lourenço Monteiro (Tonykart), com o espanhol David Represas (CRG) a cortar a linha de meta logo atrás, no sexto posto. Luís Caetano (Mad Croc) foi o sétimo classificado da manga inaugural, na frente de Rodrigo Lessa (Tonykart), Noah da Silva (DR), Manuel Leão, Manuel Silva (Kart Republic) e Tomás Guedes (DR).

Recuperação de Tomás Ribeiro na Júnior

A categoria Júnior reuniu uma dezena de participantes para a edição de 2019 do Open de Portugal de Karting, e Tomás Ribeiro (Tonykart) foi hoje o piloto mais rápido nos treinos cronometrados, ao rodar em 48,158s. O piloto de Fafe assegurou a pole position para a primeira manga de qualificação, onde teve Miguel Silva (Praga) a seu lado na primeira fila da grelha. Pedro Perino (Tonykart) conseguiu o terceiro melhor tempo da sessão e partilhou a segunda fila da grelha com Luís Leão (Exprit).

Na primeira manga de qualificação, disputada em 15 voltas ao traçado de 1.106 metros, o autor da pole, Tomás Ribeiro, caiu para o 7.º lugar logo após o arranque e Miguel Silva assumiu o comando. À passagem da segunda volta, foi a vez de Pedro Perino passar para a liderança da corrida, posição que o jovem piloto Oeiras ocupou durante mais oito voltas. Entretanto, Tomás Ribeiro já tinha encetado uma recuperação que o levou a subir seis lugares, assumindo o comando da corrida à nona volta, posição que o jovem piloto de Fafe não mais largou. Além do triunfo na primeira manga do fim de semana, Tomás Ribeiro também registou a volta mais rápida da corrida (48,326s), enquanto Pedro Perino assegurou o segundo posto, logo seguido por Miguel Silva. Duarte Pinto Coelho (Tonykart) foi o quarto classificado, depois de ter chegado a rodar no segundo lugar na fase inicial, enquanto Luís Leão completou o top 5.

A correr em ‘casa’, Diogo Martins (Birel ART) cortou a linha de meta no sexto posto, na frente de José Barros (Kosmic), que, juntamente com Santiago Ribeiro (Birel ART), foi penalizado em cinco segundos por danos na carenagem frontal. Matilde Ferreira (Praga) foi a grande azarada desta primeira manga de qualificação, atrasando-se devido um toque logo na fase inicial.

José Pinheiro começa na frente na Juvenil

Na categoria Juvenil, Miguel Couteiro (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, ao estabelecer a melhor marca da sessão em 52,181s, tendo a seu lado na primeira fila da grelha o rookie José Pinheiro (Praga). Na segunda linha da grelha partiram Diogo Castro (Formula K) e Francisco Costa (Praga), enquanto o estreante João Oliveira não pôde alinhar devido a uma indisposição.

Na primeira manga de qualificação, disputada em 11 voltas ao traçado de 1106 metros, Miguel Couteiro largou na frente e liderou grande parte da corrida, embora com José Pinheiro sempre por perto. O campeão nacional Cadete de 2018 viria mesmo a ultrapassar o piloto de Lisboa e assumiu o comando para não mais o largar, obtendo também a volta mais rápida (51,965s). Miguel Couteiro foi segundo classificado, enquanto mais atrás terminaram Diogo Castro e Francisco Costa nas terceira e quarta posições, respetivamente.

Guilherme Morgado triunfa na 1.ª manga da Iniciação

Os mais jovens pilotos de Karting no nosso país também começaram hoje a disputar a primeira competição do calendário desportivo da FPAK de 2019.

Joana Lima, com chassis Birel, foi a mais rápida nos treinos de cronometrados com a marca de 1m20,728s, pelo que assegurou a pole-position para a primeira manga de qualificação, tendo largado a seu lado Guilherme Morgado (Parolin), enquanto da segunda linha partiram Romeu Mello (Birel) e Xavier Lázaro (Birel) e da terceira o ‘rookie’ Francisco Iglésias (Parolin).

Na primeira manga de qualificação, disputada em 4 voltas, ao traçado da região oeste com uma extensão de 1106 metros, Joana Lima largou então da pole-position, mas seria Guilherme Morgado – que rubricou a volta mais rápida em 1m21,196s – a assumir a liderança para não mais a largar até à bandeira xadrez, tendo a piloto de Lisboa terminado na segunda posição, na frente de Xavier Lázaro e de Francisco Iglésias. Romeu Mello foi forçado a abandonar pouco depois da partida.

Para domingo, entre as 10h30 e as 12h10, estão agendadas as segundas mangas de qualificação, enquanto as Finais serão disputadas entre as 14h15 e as 15h55, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h30.

FOTOS: Alexandre Araújo (HelloFoto) e Filipe Cairrão Jerónimo