Na categoria Sénior Max, Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou este segundo dia de competição com o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 49,788s, largando da pole position para a Final 1 e tendo o holandês Jesse Doorgest (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha. Mais atrás, Diogo Marques (Tonykart) e Manuel Alves (Tonykart) partilharam a segunda linha da grelha de partida.
Na Final 1, Guilherme de Oliveira repetiu a estratégia que já tinha dado frutos no dia anterior. O piloto de Vila Nova de Gaia impôs um ritmo forte logo após a largada, construiu uma vantagem sobre o restante pelotão e depois geriu o avanço na fase final, registando ainda a volta mais rápida da corrida (50,107s). Diogo Marques subiu ao segundo posto logo após o arranque e depois controlou essa posição durante toda a corrida, o mesmo acontecendo com Jesse Doorgest, que fechou os lugares do pódio. Manuel Alves fez uma recuperação notável pois desceu a oitavo após a largada mas depois subiu quatro posições até ao final, terminando na frente de Gabriel Caçoilo, que completou o top 5. Miguel Corsino (Exprit), que largou do nono posto, terminou no sexto lugar, logo seguido por Rodrigo Lessa (Tonykart) e João Bazenga (TopKart), embora desclassificado no final devido a irregularidade técnica.
Na Final 2, Guilherme Oliveira voltou a dominar as operações pois isolou-se logo na fase inicial e venceu com 6,771s de vantagem sobre Jesse Doorgest, averbando ainda a volta mais rápida da corrida (50,408s). O jovem holandês também controlou o seu segundo lugar, depois de uma primeira fase em que essa posição foi ocupada por Diogo Marques, que caiu para o sexto lugar final. João Bazenga e Manuel Alves discutiram o terceiro lugar mesmo até aos últimos metros da corrida, com ligeira vantagem (0,008s) para o jovem madeirense, enquanto Gabriel Caçoilo repetiu o quinto posto da corrida anterior. Afonso Trindade (Tonykart), Miguel Corsino, Rodrigo Lessa e Alexandre Almeida também terminaram entre os 10 primeiros, por esta ordem.
No somatório dos resultados das duas Finais, Guilherme de Oliveira fez o pleno de vitórias no fim de semana de Palmela, sendo hoje acompanhado no pódio final por Jesse Doorgest e Diogo Marques. Manuel Alves ficou muito perto de subir ao pódio, no quarto lugar, Gabriel Caçoilo garantiu o quinto posto, na frente de Miguel Corsino, Afonso Trindade, Rodrigo Lessa, Alexandre Almeida e Leonardo Guimarães, que completaram o top 10 por esta ordem, seguidos por Dennis Oliveira e Diego Sirgado.
Categorias DD2 e DD2 MasterNo que diz respeito às categorias DD2 e DD2 Master (esta para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos), que partilham a mesma grelha, Mariano Pires (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (49,115s) da DD2 e João Oliveira (Tonykart) assegurou o melhor tempo (50,205s) entre os Master.
Na Final 1, disputada em 15 voltas, Mariano Pires (Tonykart) largou da pole-position e liderou de princípio a fim, estabelecendo também a volta mais rápida com a marca de 49,998s. O ‘rookie’ Gonçalo Coutinho (Tonykart) fez uma boa corrida e garantiu a segunda posição, enquanto Pedro Pinto (Tonykart) – campeão em título na DD2 – terminou no terceiro lugar. João Oliveira cruzou a meta no quarto posto e venceu entre os Master, seguindo-se Vítor Mendes (Praga) e Mark Dinis (BirelART). António Bravo Lima (Praga) foi forçado no último terço da corrida.
Na Final 2, igualmente disputada em 15 voltas, Mariano Pires arrancou novamente da pole-position e dominou por completo, rubricando também a volta mais rápida em 50,052s. Gonçalo Coutinho voltou a garantir um positivo segundo lugar e Pedro Pinto a terceira posição. João Oliveira cruzou a meta no quarto posto e triunfou de novo entre os Masters, na frente de Vítor Mendes, Mark Dinis e António Bravo Lima.
Categoria Júnior
Na categoria Júnior, Matilde Ferreira, com chassis Praga, foi a mais rápida nos treinos cronometrados com a marca 50,892s e garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida Miguel Silva (Praga). Da segunda linha, largou Pedro Perino (Tonykart) e Tomás Ribeiro (Birel ART).
Na Final 1, disputada em 15 voltas, Matilde Ferreira liderou as primeiras quatro voltas, mas Pedro Perino passou depois para a liderança e não mais a largou até à bandeira xadrez, festejando a sua primeira vitória na categoria Júnior do Troféu Rotax.
Pedro Pinto Soares (Tonykart), também penalizado com cinco segundos, foi 11.º classificado, na frente de José Almeida (Tonykart) e Carolina Trindade (Birel ART).
Na Final 2, também disputada em 15 voltas, foi Miguel Silva quem arrancou da pole-position, com Pedro Perino a seu lado, enquanto da segunda linha largaram Tomás Ribeiro e José Barros.
Tomás Ribeiro arrancou melhor e liderou de princípio a fim, mas sempre pressionado por Miguel Silva que cruzou a meta no segundo lugar, com a volta mais rápida em 51,780s. Duarte Pinto Coelho garantiu a terceira posição, terminando logo a seguir Diogo Martins, enquanto Pedro Perino fechou o top-5.
Francisco Serôdio foi sexto classificado, na frente de Matilde Ferreira, Diogo Faria, Pedro Pinto Soares, Gonçalo Moura e de José Almeida. José Barros foi forçado a abandonar praticamente no início e Carolina Trindade à passagem da nona volta.
Diogo Martins foi sexto classificado, seguindo-se Francisco Serôdio, Diogo Faria, Gonçalo Moura e Pedro Pinto Soares que encerrou o top-10. José Almeida, Carolina Trindade e José Barros terminaram, respetivamente, nas posições seguintes.
Categoria Mini-Max
Na categoria Mini-Max, Miguel Couteiro (Parolin) começou este segundo dia de competição com o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 53,434s, garantindo a pole position para a Final 1 e tendo João Oliveira (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha. Mais atrás, José Pinheiro (Praga) e o espanhol Guillermo Pernía (Tonykart) largaram da segunda linha da grelha para a primeira corrida do dia.
Na Final 1, João Oliveira saltou para o comando logo na primeira volta e depois fez uma corrida praticamente perfeita, registando a volta mais rápida (54,009s) e vencendo com 1,519s de vantagem sobre Guillermo Pernía. O piloto espanhol também rodou na segunda posição durante toda a corrida, enquanto atrás de si Miguel Couteiro, Adrián Malheiro e José Pinheiro discutiam o derradeiro lugar do pódio, com vantagem para Malheiro, que havia recuperado desde a quinta posição na grelha. O autor da pole, Miguel Couteiro, foi o quarto classificado da Final 1, na frente de José Pinheiro, Diogo Castro e Pedro Rilhado. Mais atrás, terminou um grupo composto por João Dinis, Henrique de Oliveira e Tomás Rodrigues.
Na Final 2, João Oliveira voltou a assumir a liderança após o arranque e o piloto da Batalha manteve-se sempre no comando ao longo das 12 voltas da corrida. Tal como tinha acontecido na Final 1, o espanhol Guillermo Pernía foi o mais direto perseguidor de João Oliveira, seguido por Adrián Malheiro, que voltou a estar muito forte nas voltas finais, onde superou Miguel Couteiro. Na derradeira volta, Diogo Castro também conseguiu ultrapassar José Pinheiro e garantiu o quinto lugar na frente do vimaranense. Pedro Rilhado foi o sétimo classificado e Henrique de Oliveira foi o oitavo, seguido por João Pinto Coelho, João Dinis e Tomás Rodrigues.
No somatório dos resultados das Finais, João Oliveira foi o vencedor deste segundo dia de competição em Palmela, sendo acompanhado no pódio pelo espanhol Guillermo Pernía e por Adrián Malheiro. O top 5 final ficou completo com Miguel Couteiro e José Pinheiro, este em igualdade pontual com Diogo Castro mas com vantagem pela performance nos treinos cronometrados. Pedro Rilhado foi o sétimo classificado, João Pinto Coelho foi oitavo, enquanto Henrique de Oliveira e João Dinis fecharam o top 10, seguidos por Tomás Rodrigues.
Categoria Micro-Max
Na categoria Micro-Max, o espanhol Christian Costoya, com chassis Tonykart), foi a mais rápido nos treinos cronometrados com a marca 56,754s e garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida Salvador Trindade (Birel ART). Da segunda linha, arrancaram João Maria Gouveia (Praga) e Gonçalo Pereira (Praga).
Na Final 1, disputada em 12 voltas, Christian Costoya largou da pole-position, mas foi Salvador Trindade a liderar a primeira volta, tendo depois o piloto espanhol passado para o comando e não mais o largou até final, apesar dos ataques de Salvador Trindade que terminou na segunda posição a 0.193s. João Maria Gouveia foi terceiro classificado, enquanto Rodrigo Vilaça (Tonykart) e Gonçalo Pereira fecharam o top-5, após um duelo interessante de seguir.
Lourenzo Campos (Praga) terminou na sexta posição, na frente de Martim Marques (FA), Pedro Barbosa (EKR), Pedro Moura (RS) e Afonso Pinto Soares (Birel ART). Martim Marques (Tonykart) não teve sorte e foi forçado a abandonar à passagem da 10.ª volta.
Na Final 2, também disputada em 12 voltas, Christian Costoya partiu novamente da pole-position e liderou de princípio a fim, contando outra vez com forte oposição de Salvador Trindade, segundo classificado, tendo João Maria Gouveia cruzado a meta logo a seguir na terceira posição. Rodrigo Vilaça foi um tranquilo quarto classificado e Martim Menezes encerrou o top-5, resistindo às investidas de Gonçalo Pereira, sexto posicionado.
Pedro Barbosa garantiu o sétimo lugar, na frente de Pedro Moura, Martim Marques, Lourenzo Campos e Afonso Pinto Soares.
No somatório dos resultados das duas Finais, Christian Costoya venceu a prova, Salvador Trindade e João Maria Gouveia completaram o pódio. Rodrigo Vilaça e Gonçalo Pereira encerraram o top-5, seguindo-se Lourenzo Campos, Martim Menezes, Pedro Barbosa, Pedro Moura, Afonso Pinto Soares e Martim Marques.
Categoria Micro-Academy
Na categoria dos pilotos mais jovens, a Micro-Academy, Tomás Gomes (Tonykart) começou este segundo dia de competição com o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 57,546s, garantindo a pole position para a Final 1 e tendo Afonso Ferreira (Praga) a seu lado na primeira linha da grelha. Mais atrás, Tomás Lobo (DR) e David Luís (FA) largaram da segunda linha da grelha para a primeira corrida do dia.
Na Final 1, Afonso Ferreira conseguiu surpreender Tomás Gomes no arranque e estes dois pilotos rodaram juntos durante toda a corrida, com ligeira vantagem para Afonso Ferreira, que assim venceu pela primeira vez no fim de semana de Palmela. Tomás Gomes também voltou a estar muito forte e registou a volta mais rápida (57,605s), terminando na frente de Tomás Lobo, que rodou quase sempre sozinho no terceiro lugar. O espanhol Gonzalo Pernía, irmão mais novo de Guillermo Pernía, piloto que compete na Mini-Max, foi o quarto classificado, na frente do compatriota Oliver Doctor, de João Pereira e do azarado David Luís, que se atrasou devido a um pião quando lutava pelo terceiro lugar.
Na Final 2, Tomás Gomes colocou-se na frente após a largada e liderou as 10 voltas da corrida, desta vez com uma distância confortável para os pilotos que discutiam o segundo lugar. Tomás Lobo ocupou esta posição nas primeiras voltas mas viria a terminar no quarto lugar, enquanto Afonso Ferreira e David Luís completaram as posições do pódio, com o jovem piloto bracarense a assinar a volta mais rápida da corrida (57,643s). Os espanhóis Gonzalo Pernía e Oliver Doctor foram, respetivamente, o quinto e sexto classificados, na frente de João Pereira.
No somatório dos resultados das duas Finais, Tomás Gomes repetiu o triunfo do dia anterior, desta vez em igualdade pontual Afonso Ferreira mas com vantagem no desempate devido ao resultado nos treinos cronometrados. Tomás Lobo recuperou do azar de sábado e também subiu ao pódio final em Palmela, terminando na frente de Gonzalo Pernía, David Luís, Oliver Doctor e João Pereira.
A segunda jornada dupla do Troféu Rotax está marcada para 25 e 26 de maio e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo.
Classificações disponíveis neste link.
FOTOS: Alexandre Araújo/ HelloFoto