Palmela abriu época do Troféu Rotax

24/03/2019

A primeira jornada dupla do Troféu Rotax 2019 disputou-se este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Palmela, numa prova que reuniu mais de seis dezenas de pilotos. Depois do primeiro de competição, disputado no sábado, saiba quem foram os vencedores da prova deste domingo.

Na categoria Sénior Max, Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou este segundo dia de competição com o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 49,788s, largando da pole position para a Final 1 e tendo o holandês Jesse Doorgest (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha. Mais atrás, Diogo Marques (Tonykart) e Manuel Alves (Tonykart) partilharam a segunda linha da grelha de partida.

Na Final 1, Guilherme de Oliveira repetiu a estratégia que já tinha dado frutos no dia anterior. O piloto de Vila Nova de Gaia impôs um ritmo forte logo após a largada, construiu uma vantagem sobre o restante pelotão e depois geriu o avanço na fase final, registando ainda a volta mais rápida da corrida (50,107s). Diogo Marques subiu ao segundo posto logo após o arranque e depois controlou essa posição durante toda a corrida, o mesmo acontecendo com Jesse Doorgest, que fechou os lugares do pódio. Manuel Alves fez uma recuperação notável pois desceu a oitavo após a largada mas depois subiu quatro posições até ao final, terminando na frente de Gabriel Caçoilo, que completou o top 5. Miguel Corsino (Exprit), que largou do nono posto, terminou no sexto lugar, logo seguido por Rodrigo Lessa (Tonykart) e João Bazenga (TopKart), embora desclassificado no final devido a irregularidade técnica.

Na Final 2, Guilherme Oliveira voltou a dominar as operações pois isolou-se logo na fase inicial e venceu com 6,771s de vantagem sobre Jesse Doorgest, averbando ainda a volta mais rápida da corrida (50,408s). O jovem holandês também controlou o seu segundo lugar, depois de uma primeira fase em que essa posição foi ocupada por Diogo Marques, que caiu para o sexto lugar final. João Bazenga e Manuel Alves discutiram o terceiro lugar mesmo até aos últimos metros da corrida, com ligeira vantagem (0,008s) para o jovem madeirense, enquanto Gabriel Caçoilo repetiu o quinto posto da corrida anterior. Afonso Trindade (Tonykart), Miguel Corsino, Rodrigo Lessa e Alexandre Almeida também terminaram entre os 10 primeiros, por esta ordem.

No somatório dos resultados das duas Finais, Guilherme de Oliveira fez o pleno de vitórias no fim de semana de Palmela, sendo hoje acompanhado no pódio final por Jesse Doorgest e Diogo Marques. Manuel Alves ficou muito perto de subir ao pódio, no quarto lugar, Gabriel Caçoilo garantiu o quinto posto, na frente de Miguel Corsino, Afonso Trindade, Rodrigo Lessa, Alexandre Almeida e Leonardo Guimarães, que completaram o top 10 por esta ordem, seguidos por Dennis Oliveira e Diego Sirgado.

Categorias DD2 e DD2 Master

No que diz respeito às categorias DD2 e DD2 Master (esta para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos), que partilham a mesma grelha, Mariano Pires (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (49,115s) da DD2 e João Oliveira (Tonykart) assegurou o melhor tempo (50,205s) entre os Master.

Na Final 1, disputada em 15 voltas, Mariano Pires (Tonykart) largou da pole-position e liderou de princípio a fim, estabelecendo também a volta mais rápida com a marca de 49,998s. O ‘rookie’ Gonçalo Coutinho (Tonykart) fez uma boa corrida e garantiu a segunda posição, enquanto Pedro Pinto (Tonykart) – campeão em título na DD2 – terminou no terceiro lugar. João Oliveira cruzou a meta no quarto posto e venceu entre os Master, seguindo-se Vítor Mendes (Praga) e Mark Dinis (BirelART). António Bravo Lima (Praga) foi forçado no último terço da corrida.

Na Final 2, igualmente disputada em 15 voltas, Mariano Pires arrancou novamente da pole-position e dominou por completo, rubricando também a volta mais rápida em 50,052s. Gonçalo Coutinho voltou a garantir um positivo segundo lugar e Pedro Pinto a terceira posição. João Oliveira cruzou a meta no quarto posto e triunfou de novo entre os Masters, na frente de Vítor Mendes, Mark Dinis e António Bravo Lima.

No somatório dos resultados das duas Finais, Mariano Pires venceu a categoria DD2 enquanto Gonçalo Coutinho e Pedro Pinto completaram o pódio. João Oliveira foi quarto classificado à geral e garantiu a vitória na Master, na qual Vítor Mendes foi segundo classificado, na frente de Mark Dinis e de António Bravo Lima.

Categoria Júnior

Na categoria Júnior, Matilde Ferreira, com chassis Praga, foi a mais rápida nos treinos cronometrados com a marca 50,892s e garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida Miguel Silva (Praga). Da segunda linha, largou Pedro Perino (Tonykart) e Tomás Ribeiro (Birel ART).

Na Final 1, disputada em 15 voltas, Matilde Ferreira liderou as primeiras quatro voltas, mas Pedro Perino passou depois para a liderança e não mais a largou até à bandeira xadrez, festejando a sua primeira vitória na categoria Júnior do Troféu Rotax.

Tomás Ribeiro terminou na segunda posição, mas viria a ser penalizado com 10 segundos, pelo que caiu para o sétimo lugar. Assim, Matilde Ferreira foi segunda classificada, enquanto Miguel Silva – rubricou a volta mais rápida em 51,500s – garantiu o terceiro lugar, na frente de Duarte Pinto Coelho e José Barros (Kosmic) que completaram o top-5, respetivamente. Diogo Martins (Tonykart) – penalizado com cinco segundos – foi o sexto classificado. Já Diogo Faria (Tonykart) concluiu a corrida no oitavo lugar, seguindo-se Gonçalo Moura (Tonykart) e Francisco Serôdio (Exprit), que fechou o top-10.

Pedro Pinto Soares (Tonykart), também penalizado com cinco segundos, foi 11.º classificado, na frente de José Almeida (Tonykart) e Carolina Trindade (Birel ART).

Na Final 2, também disputada em 15 voltas, foi Miguel Silva quem arrancou da pole-position, com Pedro Perino a seu lado, enquanto da segunda linha largaram Tomás Ribeiro e José Barros.

Tomás Ribeiro arrancou melhor e liderou de princípio a fim, mas sempre pressionado por Miguel Silva que cruzou a meta no segundo lugar, com a volta mais rápida em 51,780s. Duarte Pinto Coelho garantiu a terceira posição, terminando logo a seguir Diogo Martins, enquanto Pedro Perino fechou o top-5.

Francisco Serôdio foi sexto classificado, na frente de Matilde Ferreira, Diogo Faria, Pedro Pinto Soares, Gonçalo Moura e de José Almeida. José Barros foi forçado a abandonar praticamente no início e Carolina Trindade à passagem da nona volta.

No somatório dos resultados das duas Finais, Pedro Perino venceu a prova, tendo Miguel Silva e Tomás Ribeiro completado o pódio, enquanto Duarte Pinto Coelho e Matilde Ferreira fecharam o top-5.

Diogo Martins foi sexto classificado, seguindo-se Francisco Serôdio, Diogo Faria, Gonçalo Moura e Pedro Pinto Soares que encerrou o top-10. José Almeida, Carolina Trindade e José Barros terminaram, respetivamente, nas posições seguintes.

Categoria Mini-Max

Na categoria Mini-Max, Miguel Couteiro (Parolin) começou este segundo dia de competição com o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 53,434s, garantindo a pole position para a Final 1 e tendo João Oliveira (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha. Mais atrás, José Pinheiro (Praga) e o espanhol Guillermo Pernía (Tonykart) largaram da segunda linha da grelha para a primeira corrida do dia.

Na Final 1, João Oliveira saltou para o comando logo na primeira volta e depois fez uma corrida praticamente perfeita, registando a volta mais rápida (54,009s) e vencendo com 1,519s de vantagem sobre Guillermo Pernía. O piloto espanhol também rodou na segunda posição durante toda a corrida, enquanto atrás de si Miguel Couteiro, Adrián Malheiro e José Pinheiro discutiam o derradeiro lugar do pódio, com vantagem para Malheiro, que havia recuperado desde a quinta posição na grelha. O autor da pole, Miguel Couteiro, foi o quarto classificado da Final 1, na frente de José Pinheiro, Diogo Castro e Pedro Rilhado. Mais atrás, terminou um grupo composto por João Dinis, Henrique de Oliveira e Tomás Rodrigues.

Na Final 2, João Oliveira voltou a assumir a liderança após o arranque e o piloto da Batalha manteve-se sempre no comando ao longo das 12 voltas da corrida. Tal como tinha acontecido na Final 1, o espanhol Guillermo Pernía foi o mais direto perseguidor de João Oliveira, seguido por Adrián Malheiro, que voltou a estar muito forte nas voltas finais, onde superou Miguel Couteiro. Na derradeira volta, Diogo Castro também conseguiu ultrapassar José Pinheiro e garantiu o quinto lugar na frente do vimaranense. Pedro Rilhado foi o sétimo classificado e Henrique de Oliveira foi o oitavo, seguido por João Pinto Coelho, João Dinis e Tomás Rodrigues.

No somatório dos resultados das Finais, João Oliveira foi o vencedor deste segundo dia de competição em Palmela, sendo acompanhado no pódio pelo espanhol Guillermo Pernía e por Adrián Malheiro. O top 5 final ficou completo com Miguel Couteiro e José Pinheiro, este em igualdade pontual com Diogo Castro mas com vantagem pela performance nos treinos cronometrados. Pedro Rilhado foi o sétimo classificado, João Pinto Coelho foi oitavo, enquanto Henrique de Oliveira e João Dinis fecharam o top 10, seguidos por Tomás Rodrigues.

Categoria Micro-Max

Na categoria Micro-Max, o espanhol Christian Costoya, com chassis Tonykart), foi a mais rápido nos treinos cronometrados com a marca 56,754s e garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida Salvador Trindade (Birel ART). Da segunda linha, arrancaram João Maria Gouveia (Praga) e Gonçalo Pereira (Praga).

Na Final 1, disputada em 12 voltas, Christian Costoya largou da pole-position, mas foi Salvador Trindade a liderar a primeira volta, tendo depois o piloto espanhol passado para o comando e não mais o largou até final, apesar dos ataques de Salvador Trindade que terminou na segunda posição a 0.193s. João Maria Gouveia foi terceiro classificado, enquanto Rodrigo Vilaça (Tonykart) e Gonçalo Pereira fecharam o top-5, após um duelo interessante de seguir.

Lourenzo Campos (Praga) terminou na sexta posição, na frente de Martim Marques (FA), Pedro Barbosa (EKR), Pedro Moura (RS) e Afonso Pinto Soares (Birel ART). Martim Marques (Tonykart) não teve sorte e foi forçado a abandonar à passagem da 10.ª volta.

Na Final 2, também disputada em 12 voltas, Christian Costoya partiu novamente da pole-position e liderou de princípio a fim, contando outra vez com forte oposição de Salvador Trindade, segundo classificado, tendo João Maria Gouveia cruzado a meta logo a seguir na terceira posição. Rodrigo Vilaça foi um tranquilo quarto classificado e Martim Menezes encerrou o top-5, resistindo às investidas de Gonçalo Pereira, sexto posicionado.

Pedro Barbosa garantiu o sétimo lugar, na frente de Pedro Moura, Martim Marques, Lourenzo Campos e Afonso Pinto Soares.

No somatório dos resultados das duas Finais, Christian Costoya venceu a prova, Salvador Trindade e João Maria Gouveia completaram o pódio. Rodrigo Vilaça e Gonçalo Pereira encerraram o top-5, seguindo-se Lourenzo Campos, Martim Menezes, Pedro Barbosa, Pedro Moura, Afonso Pinto Soares e Martim Marques.

Categoria Micro-Academy

Na categoria dos pilotos mais jovens, a Micro-Academy, Tomás Gomes (Tonykart) começou este segundo dia de competição com o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 57,546s, garantindo a pole position para a Final 1 e tendo Afonso Ferreira (Praga) a seu lado na primeira linha da grelha. Mais atrás, Tomás Lobo (DR) e David Luís (FA) largaram da segunda linha da grelha para a primeira corrida do dia.

Na Final 1, Afonso Ferreira conseguiu surpreender Tomás Gomes no arranque e estes dois pilotos rodaram juntos durante toda a corrida, com ligeira vantagem para Afonso Ferreira, que assim venceu pela primeira vez no fim de semana de Palmela. Tomás Gomes também voltou a estar muito forte e registou a volta mais rápida (57,605s), terminando na frente de Tomás Lobo, que rodou quase sempre sozinho no terceiro lugar. O espanhol Gonzalo Pernía, irmão mais novo de Guillermo Pernía, piloto que compete na Mini-Max, foi o quarto classificado, na frente do compatriota Oliver Doctor, de João Pereira e do azarado David Luís, que se atrasou devido a um pião quando lutava pelo terceiro lugar.

Na Final 2, Tomás Gomes colocou-se na frente após a largada e liderou as 10 voltas da corrida, desta vez com uma distância confortável para os pilotos que discutiam o segundo lugar. Tomás Lobo ocupou esta posição nas primeiras voltas mas viria a terminar no quarto lugar, enquanto Afonso Ferreira e David Luís completaram as posições do pódio, com o jovem piloto bracarense a assinar a volta mais rápida da corrida (57,643s). Os espanhóis Gonzalo Pernía e Oliver Doctor foram, respetivamente, o quinto e sexto classificados, na frente de João Pereira.

No somatório dos resultados das duas Finais, Tomás Gomes repetiu o triunfo do dia anterior, desta vez em igualdade pontual Afonso Ferreira mas com vantagem no desempate devido ao resultado nos treinos cronometrados. Tomás Lobo recuperou do azar de sábado e também subiu ao pódio final em Palmela, terminando na frente de Gonzalo Pernía, David Luís, Oliver Doctor e João Pereira.

A segunda jornada dupla do Troféu Rotax está marcada para 25 e 26 de maio e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo.

Classificações disponíveis neste link.

FOTOS: Alexandre Araújo/ HelloFoto