A Baja TT do Pinhal, a disputar este fim de semana, marcará a estreia de um novo veículo nacional de competição, o EXR Zeta SSV, modelo desenhado, construído e desenvolvido pela Extreme Raid em Penafiel.
O EXR Zeta SSV tem 172cv de potência e menos de 800kg de peso

Trata-se de um modelo com 172cv de potência e menos de 800kg de peso, fruto de um chassis que utiliza soluções provenientes da indústria aeroespacial, como a estrutura em aço cromomolibdénio. A base mecânica provém do Can-Am Maverick X3 Turbo, sendo que o novo protótipo terá o jovem Henrique Nogueira ao volante, um piloto com experiência no Enduro e nos SSV.

“Para nós, a Baja do Pinhal será uma espécie de teste em competição”, referiu Fernando Santos, diretor-geral de uma equipa que já foi campeã nacional de TT em Espanha e Portugal, além de ter obtido vitórias em diferentes campeonatos europeus e na Taça do Mundo FIA. “O nosso grande objetivo é validar os testes que foram feitos e prosseguir a fase de desenvolvimento. Se tudo correr como esperamos, teremos aqui a base para construir uma versão para os automóveis FIA T3 e para o Dakar.”

Na fase de ensaios, o EXR Zeta SSV foi testado por nomes como Mex Machado dos Santos ou o espanhol Sergio Vallejo, ambos pilotos de ralis. A Baja TT do Pinhal disputa-se este sábado e domingo, atravessando os concelhos de Proença-a-Nova, Sertã e Vila Velha de Ródão.