Desenhado e construído em Penafiel, o EXR SSV é um modelo Offroad que pretende colocar Portugal no topo do segmento dos SSV. A Extreme Raid, liderada pelo antigo campeão nacional Fernando Santos, desenvolveu um chassis inovador acoplado a uma base mecânica Can-Am.

A paixão dos portugueses pelo todo-o-terreno não fica apenas visível no prestígio do campeonato nacional na Europa e pela presença dos pilotos portugueses no Dakar. Também há empresas nacionais que apostam no desenvolvimento de soluções técnicas para este mercado em expansão, principalmente no segmento dos SSV, que no Dakar são conhecidos por SxS.

Uma delas é a Extreme Raid, empresa sedeada em Penafiel e liderada por Fernando Santos, antigo campeão nacional de Ralicross, Autocross e Todo-o-Terreno, que se tornou um dos mais respeitados especialistas europeus na construção de chassis através da DePieres, empresa que deu origem à Extreme Raid.

O EXR SSV é o novo protótipo da Extreme Raid para a categoria SSV. Trata-se de um modelo com 180cv de potência e apenas 700kg de peso total, fruto de um chassis que utiliza soluções provenientes da indústria aeroespacial, como a estrutura em aço cromomolibdénio. Esta solução de chassis e ciclística foi pensada para a base mecânica do popular Can-Am Maverick X3.

O EXR SSV foi desenvolvido para a base mecânica Can-Am

“O chassis original Can-Am foi desenvolvido para uma utilização de lazer, o que origina algumas limitações quando é utilizado em competição ao mais alto nível, nomeadamente ao nível da robustez do chassis e de outros componentes”, explica Fernando Santos. “Da base do Can-Am Maverick X3 Turbo 2019, utilizámos o motor com CVT, diferenciais, transmissões, radiadores, eletrónica, coluna e caixa de direção, travões dianteiros (que passaram para trás), tablier, carenagens e faróis dianteiros, carenagens e faróis traseiros, etc. Basicamente, montámos esta base no nosso chassis de aço cromomolibdénio, com todas as nossas soluções de ciclística para elevar a performance, cumprindo as especificações regulamentares FIA T3, FIM SSV e ASO SxS. Deste modo temos uma base que pode adaptar-se a várias configurações, como SSV ou T3 aberto para as provas FIM / FIA ou SxS com cabine (com para-brisas) para as provas FIA e Dakar”, refere o direto da Extreme Raid.

O chassis de aço cromomolibdénio permitiu retirar 90 kg ao peso total, além de agora possuir várias afinações disponíveis, o que antes não acontecia. “A robustez geral, o poder de travagem e o comportamento em curva são agora muito superiores”, afirma Fernando Santos. “Agora temos um SSV completamente adaptada ao tipo de Bajas que praticamos na Europa e mesmo para os Rally Raids como o Dakar”.
Fernando Santos (de costas) com o piloto Mex Machado dos Santos

Mex Machado dos Santos é um dos pilotos de ralis que já testou o novo modelo nacional. “Sinceramente, fiquei impressionado com as prestações que este SSV consegue atingir. Em determinados pontos era verdadeiramente alucinante a velocidade de passagem em curva, sobretudo a estabilidade e eficiência, mesmo em mau piso. O poder de travagem, a resposta do acelerador à saída das curvas, o trabalho das suspensões e a tração são qualquer coisa de fantástico. Adorei a experiência e tenho a certeza que este é um dos melhores SSV do mundo. Toda a equipa da Extreme Raid está de parabéns”, destacou Mex Machado dos Santos, que em conjunto com Óscar Coelho, ex-piloto e um dos responsáveis técnicos do projeto, fez os primeiros testes dinâmicos do EXR SSV.