Stig Blomqvist, campeão do mundo de ralis (1984) vai regressar a Portugal para conduzir o potente Audi Sport Quattro S1
O sueco Stig Blomqvist, campeão do mundo em 1984, é o cabeça de cartaz da 5.ª edição do Rali Spirit Altronix, na estrada entre os dias 8 e 10 de novembro.

O piloto nórdico vai alinhar ao volante de um Audi Sport Quattro S1, um dos vários carros de Grupo B que vão participar. Trata-se do regresso dos míticos carros da década de 80 do século passado e que fazem parte da memória coletiva dos mais fervorosos adeptos dos ralis, ainda hoje recordados das performances de tais carros no então Rali de Portugal/Vinho do Porto.

Os Grupo B são, inclusive, o tema da edição deste ano, que por via da elevada participação de concorrentes estrangeiros, promete ser a mais apelativa desde a estreia, em 2015, deste rali.

Entre as mais de 100 equipas inscritas de nacionalidade portuguesa, espanhola, sueca, alemã, inglesa e belga as presenças de maior destaque estão precisamente reservadas para os denominados Super Grupo B, que, pela sua raridade e espetacularidade, vão fazer vibrar, como nenhuns outros carros, os aficionados dos ralis.

O Lancia Rallye 037 faz parte da história do Rali Spirit (foto Rui Reis)

No topo da lista, encontra-se o referido Audi Sport Quattro S1, que será pilotado por Stig Blomqvist, mas não faltam outros rivais da época, caso do o Peugeot 205 Turbo 16 E2, Ford RS200 eo MG Metro 6R4, verdadeiros ex-libris dos ralis dos anos 80.

Aos emblemáticos Super Grupo B associar-se-ão ainda outros históricos Grupo B, como os famosos, Audi Quattro A2, Lancia 037 e Renault 5 Turbo, para além de outros modelos igualmente célebres de Grupo 4, Grupo A e mesmo WRC (World Rally Cars).

Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing, sublinha o facto de «há muito que já tínhamos prometido que traríamos ao RaliSpirit Altronix alguns dos mais emblemáticos carros de Grupo B».

Aquele responsável pela organização confessa que «ficamos muito satisfeitos que isso se torne possível nesta quinta edição, marcada pela internacionalização definitiva da prova, com a vinda de alguns dos principais protagonistas dos Rally-Legends a nível mundial».

Um cenário de grande beleza para o parque de partida do Rali Spirit no cais de Gaia

De Gaia a Barcelos com paragem nos Aliados

O programa desta 5.ª edição do Rali Spirit Altronix tem início na tarde do prova estará dividida no dia do seu arranque (sexta-feira, 8 de novembro) entre dia 8 de novembro (sexta feira) com a partida simbólica a ser dada de Vila Nova de Gaia, onde decorrerá a tradicional superespecial noturna.

A cidade do Porto receberá em seguida a caravana, com o designado Parque de Acolhimento no «Queimódromo» e uma receção noturna na avenida dos Aliados).

No dia seguinte (sábado, dia 9 de novembro) será a vez de Barcelos ser palco do rali, com várias provas especiais, entre elas Monte da Franqueira e uma superespecial noturna.

A terminar, no domingo (dia 10 de novembro), as tradicionais classificativas de edições anteriores, em Santo Tirso e Coronado, antes da chegada a Gaia.