Rali Terras da Aboboreira: novo formato e superespecial em Baião

17/07/2019

O ano passado, José Pedro Fontes em dupla com Paulo Babo levou o Citroën C3 R5 ao triunfo no Rali Amarante-Baião
O Rali Terras da Aboboreira, 7.ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), pontuável igualmente para o Campeonato Norte, surge com «um novo formato, três classificativas diferentes em vez de quatro, e menos extensas», adiantou António Jorge, presidente do Clube Automóvel de Amarante ao MOTOR 24.

«Questões logísticas e de segurança, que se refletem em menores custos e mais segurança justificam as alterações», sublinhou aquele responsável.

Quartel general da prova, superespecial noturna e pódio final em Baião; partida e parque de assistência em Marco de Canaveses; reagrupamento em Amarante são algumas das novidades do rali com organização a cargo do Clube Automóvel de Amarante.

A prova vai estar na estrada nos dias 6 (sexta feira) e 7 (sábado) de setembro e conta com a adesão de mais um município: Marco de Canaveses.

Nesta cidade, onde estará localizado o parque de assistência, vão decorrer as verificações administrativas e técnicas.

O palco do shakedown e da qualificação será um troço (3,49 km) em Manhuncelos, que decorrerão na manhã do dia 6 de setembro (sexta feira).

Após a partida (16 horas), os concorrentes cumprirão o troço Rio Tâmega (10,21 km) em dupla passagem. Entre ambas, haverá um reagrupamento em Amarante.

Os concorrentes dirigir-se-ão, após a 2.ª passagem pela referida classificativa, para Baião. Antes do reagrupamento no parque do Tijelinho, efetuarão, em ligação, o reconhecimento da superespecial (1,52 km) , no centro daquele vila e que na ocasião já estará devidamente montada.

Ao todo, 21,94 km ao cronómetro no 1.º dia de rali.

João Barros, em dupla com António Costa, brilhou em 2018 a grande altura e lutou pela vitória até final na estreia com o Skoda Fabia R5

No dia seguinte (sábado), após a partida (9.00 horas) de Marco de Canaveses, são três as classificativas a percorrer em dupla passagem: Marco de Canaveses/Rios de Emoção (10,95 km), outra das novidades deste rali; Baião/ Vida Natural (10,36 km), sem alterações face a 2018, e Carvalho de Rei (11,21 km), com o início encurtado.

O final da manhã, haverá um reagrupamento, seguido de parque de assistência em Marco de Canaveses.

Marão: classificativa final é a mais extensa

A concluir, a especial mais extensa — Marão (17,32 km) — terá apenas uma passagem. Tal como ano passado, utiliza em grande parte a EN 15 e vai terminar nas imediações da pousada.

Em Ansiães, praticamente a meio da classificativa, haverá reforço dos meios de segurança presentes no local.

Os concorrentes do campeonato Norte entrarão em ação na superespecial de Baião e não cumprirão a derradeira classificativa (Marão).

Após a derradeira assistência em Marco de Canaveses, o pódio final no centro de Baião está previsto para as 19.40 horas, após um dia com 82,36 km em classificativas.

Com 10 classificativas (total de 104,3 km), o Rali Terras da Aboboreira promete reeditar o êxito alcançado em 2018.

A adesão de mais um município alterou a designação de uma prova — em 2018 foi Amarante-Baião — que decorre numa região onde é grande a paixão pelos ralis e que deste modo aposta em mais um fator de promoção do território.