Com uma entrada de rompante, Armindo Araújo, tirou o melhor partido do facto de ser o sexto na estrada e venceu a passagem inicial por Aboboreira (16 km), com Miguel Correia, também em Skoda Fabia, a assinar o segundo tempo, no troço em que Bruno Magalhães (Hyundai), líder do CPR, perdeu 10,2 segundos e não foi além da 5.ª posição.
Na segunda passagem, A. Fourmaux foi mais rápido sete décimos face a Ricardo Teodósio (Skoda Fabia) e conquistou a liderança, proeza que deixou o próprio piloto algo espantado. «Nestes ralis, surgem sempre os especialistas locais. Foi uma surpresa, tal como os pisos, muito macios. Esperava mais dureza», sublinhou.
Balanço positivo fez Armindo Araújo, cuja estratégia é atacar: «entrámos bem e o objetivo é lutar pela vitória nos troços», sublinhando que «o segundo lugar não foi consequência de qualquer estratégia», aludindo ao facto de não abrir a estrada no último dia, sem dúvida um handicap em qualquer rali de terra.
Com uma «toada viva, ainda que pecando por algumas cautelas excessivas na classificativa inicial», Ricardo Teodósio ficou a 1,5 segundos de Armindo e foi o melhor dos pilotos do CPR em Aboboreira-2. «Alterámos o ritmo, impusemos outra cadência e o resultado surgiu», explicou ao MOTOR 24 o campeão nacional.
Excelente início, «bastante animador», como confessou, Miguel Correia (4.º), seguido por dois favoritos à vitória, embora ambos tivessem ficado aquém das expetativas nesta etapa. A posição na estrada não ajudou, mas Bruno Magalhães (Hyundai) adiantou ao MOTOR 24 que «vamos tentar colocar o carro mais competitivo e subir na classificação».Sem explicação para ter perdido 35,9 segundos, José Pedro Fontes reconheceu que «o primeiro troço não correu bem e a posição na estrada não ajudou e no segundo não tivemos o ritmo desejado».
Para o piloto do Citroën C3, «as classificativas deste rali são fantásticas e foi pena não termos público, mas é fundamental que se cumpram as regras».
Neste capítulo, o Clube Automóvel de Amarante fez esforço adicional no cumprimento do pano de contingência elaborado pela FPAK em articulação com a DGS, interditando o acesso dos espetadores ao parque de assistência e o acesso ao início e final das classificativas, a par de outras medidas restritivas.
De sublinhar que, nem há contacto entre controladores e navegadores, como habitualmente acontece na entrega da carta de controlo: o controlador mostra o tempo que o navegador tem de escrever na carta, de maiores dimensões, mostrada posteriormente através do vidro da janela do carro.
Os concorrentes cumprem no sábado (dia 31 de outubro) dupla passagem por Amarante/Natureza Criativa (23,67 km) e por Baião/Vida Natural (10,52 km).
Classificação (após 1.ª etapa)
1.º Adrien Fourmaux/Jamoul Renaud (Ford Fiesta), 21.10,2 minutos
2.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia), a 0,3 segundos
4.º Miguel Correia/António Costa (Skoda Fabia), a 8,1 segundos
5.º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20), a 13,9 segundos
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