Rali Vidreiro/Centro de Portugal: sem margem para erros

07/10/2020

José Pedro Fontes, de novo em dupla com Inês Ponte no Citroën C3, venceu em 2019 na Marinha Grande
O Rali Vidreiro/Centro de Portugal, quinta e antepenúltima prova do Campeonato de Portugal, assume foros de decisivo na corrida para a conquista do título.

Com menos de uma centena de quilómetros ao cronómetro e classificativas muito rápidas e de curta extensão, o mínimo erro pode custar séria desilusão.

Com 112 inscritos, a prova do Clube Automóvel da Marinha Grande é pontuável para os Campeonatos de Portugal de Ralis e de Clássicos (9 inscritos) e Campeonato Centro (49), bem como para a Peugeot Rally Cup Ibérica, Challenge R2 & You; Troféu Kia Picanto GT e Desafio Kumho.

Na lista de 54 inscritos da prova principal, destacam 10 viaturas R5 e quatro Porsche da categoria GT, um deles para o regressado Miguel Campos.

Na luta pela vitória, José Pedro Fontes está entre os favoritos. O piloto da Sports & You já ganhou por quatro vezes o rali do Clube automóvel a Marinha Grande , a última das quais em 2019, quando triunfou com 0,6 segundos de vantagem – a segunda diferença mais curta de sempre nos anais do campeonato – em relação a Ricardo Teodósio.

Um ano volvido, ambos estão na corrida à conquista do campeonato e a um triunfo que dê mais ânimo para a fase final da temporada.

Para José Pedro Fontes, «trata-se de um rali com especiais muito rápidas e que não deixam qualquer margem para erros. Por isso, é importante o trabalho que fizemos na preparação deste rali, mas também a forma como o encaramos».

Ciente das dificuldades, o piloto do Citroën C3 sublinha que «temos de estar totalmente concentrados no sentido de imprimir um ritmo forte, mas, ao mesmo tempo, saber onde estão as armadilhas».

Aprender e evoluir

Para Miguel Correia, esta continua a ser uma temporada para «continuar a evolução e aprendizagem». O piloto de Braga, que faz dupla com António Costa no Skoda Fabia, adianta que «vamos tentar um andamento o mais rápido possível, mesmo tendo em conta que há troços novos. Quero melhorar o desempenho que tive no ano passdado, tentando sempre posicionar-me logo atrás dos habituais favoritos».

Miguel Correia, com António Costa ao lado no Skoda Fabia quer fazer melhor que o ano passado

Estreante ao volante do Skoda Fabia nas classificativas deste rali, Paulo Neto relembra que «este é um ano de aprendizagem; por isso, vamos tentando ajustar o nosso andamento consoante as provas», sublinhou o piloto que integra, tal como Ricardo Teodósio e Miguel Correia, a estrutura da ARC Sport.
A dupla Paulo Neto/Vítor Hugo faz estreia com o Skoda Fabia no Rali Vidreiro

Duplo desafio para Daniel Nunes

Líder das 2 Rodas Motrizes (2 RM), Daniel Nunes, com Nuno Mota Ribeiro ao aldo no Peugeot 208 R2, vai tentar ganhar a última prova do Challenge R2&You e andar nos lugares cimeiros daquele campeonato.

«Queremos vencer e festejar a conquista do troféu e, quanto ao Campeonato Portugal de Ralis 2 Rodas Motrizes, vamos tentar andar nos lugares cimeiros da competição».

Daniel Nunes e Nuno Mota Ribeiro (Peugeot 208 R2) lideram o campeonato 2RM

Para concretizar tais objetivos, a tarefa não é fácil:

«Será um enorme desafio, tendo em conta as diferenças existentes entre o nosso Peugeot e os novos Rally4; mas, gostamos de desafios e nunca atiramos a toalha ao chão: Vamos fazer de tudo para alcançarmos os nossos intentos», adiantou Daniel Nunes.

Pedro Antunes defende liderança da Peugeot Rally Cup Ibérica

A Peugeot Rally Cup Ibérica é u dos motivos de particular interesse este rali, Com 17 inscritos, a competição reservada aos 208 Rally4 da marca francesa é liderada pela dupla Pedro Antunes/Pedro Alves, mas a concorrência é forte e reforçada com a presença dos vencedores das duas últimas edições: Daniel Berdomas (2019), que assinou espetacular exibição no Rali Alto Tâmega, e Roberto Blach (2018), que desistiu naquele rali, devido a despiste.

A dupla Pedro Antunes/Pedro Alves lidera a Peugeot Rally Cup Ibérica

Na lista de inscritos figuram ainda Oscar Palomo, atual vice-líder e na frente da categoria Junior; Sergi Cornellas; Pedro Almeida e Alejandro Rodriguez.

Referência para os estreantes Rui Lopes; Carlos Fernandes e Miquel Socias.

O mais jovem piloto de sempre na Kia Rally Cup

O rali do CAMG marca a estreia, esta temporada, da Kia Rally Cup by Toyo Tires. Uma competição monomarca que entra na terceira época com vários estreantes nas cinco equipas inscritas.

«Um dos grandes objetivos deste troféu foi trazer novos rostos para os ralis», sublinhou Tiago Raposo Magalhães, da CRM Motorsport.

A Kia Picanto Rally Cup by Toyo Tires inicia no Vidreiro o terceiro ano de presença nas provas do CPR

Um dos inscritos é Rodrigo Correia, o mais jovem piloto de sempre a participar num rali em Portugal; outro estreante nesta competição é Pedro Ruivo. Referência para uma dupla familiar, presença habitual nas provas de todo-o-terreno, Filipe Carvalho e a sua filha Maria, bem como para duas caras conhecidas das provas de velocidade: João Santos e Miguel Abrantes.

Saber mais em:

http://www.camg.pt/

https://www.fpak.pt/