Com menos de uma centena de quilómetros ao cronómetro e classificativas muito rápidas e de curta extensão, o mínimo erro pode custar séria desilusão.
Com 112 inscritos, a prova do Clube Automóvel da Marinha Grande é pontuável para os Campeonatos de Portugal de Ralis e de Clássicos (9 inscritos) e Campeonato Centro (49), bem como para a Peugeot Rally Cup Ibérica, Challenge R2 & You; Troféu Kia Picanto GT e Desafio Kumho.
Na lista de 54 inscritos da prova principal, destacam 10 viaturas R5 e quatro Porsche da categoria GT, um deles para o regressado Miguel Campos.
Na luta pela vitória, José Pedro Fontes está entre os favoritos. O piloto da Sports & You já ganhou por quatro vezes o rali do Clube automóvel a Marinha Grande , a última das quais em 2019, quando triunfou com 0,6 segundos de vantagem – a segunda diferença mais curta de sempre nos anais do campeonato – em relação a Ricardo Teodósio.
Um ano volvido, ambos estão na corrida à conquista do campeonato e a um triunfo que dê mais ânimo para a fase final da temporada.Para José Pedro Fontes, «trata-se de um rali com especiais muito rápidas e que não deixam qualquer margem para erros. Por isso, é importante o trabalho que fizemos na preparação deste rali, mas também a forma como o encaramos».
Ciente das dificuldades, o piloto do Citroën C3 sublinha que «temos de estar totalmente concentrados no sentido de imprimir um ritmo forte, mas, ao mesmo tempo, saber onde estão as armadilhas».
Aprender e evoluir
Para Miguel Correia, esta continua a ser uma temporada para «continuar a evolução e aprendizagem». O piloto de Braga, que faz dupla com António Costa no Skoda Fabia, adianta que «vamos tentar um andamento o mais rápido possível, mesmo tendo em conta que há troços novos. Quero melhorar o desempenho que tive no ano passdado, tentando sempre posicionar-me logo atrás dos habituais favoritos».
Duplo desafio para Daniel Nunes
Líder das 2 Rodas Motrizes (2 RM), Daniel Nunes, com Nuno Mota Ribeiro ao aldo no Peugeot 208 R2, vai tentar ganhar a última prova do Challenge R2&You e andar nos lugares cimeiros daquele campeonato.
«Queremos vencer e festejar a conquista do troféu e, quanto ao Campeonato Portugal de Ralis 2 Rodas Motrizes, vamos tentar andar nos lugares cimeiros da competição».
Para concretizar tais objetivos, a tarefa não é fácil:
Pedro Antunes defende liderança da Peugeot Rally Cup Ibérica
A Peugeot Rally Cup Ibérica é u dos motivos de particular interesse este rali, Com 17 inscritos, a competição reservada aos 208 Rally4 da marca francesa é liderada pela dupla Pedro Antunes/Pedro Alves, mas a concorrência é forte e reforçada com a presença dos vencedores das duas últimas edições: Daniel Berdomas (2019), que assinou espetacular exibição no Rali Alto Tâmega, e Roberto Blach (2018), que desistiu naquele rali, devido a despiste.
Na lista de inscritos figuram ainda Oscar Palomo, atual vice-líder e na frente da categoria Junior; Sergi Cornellas; Pedro Almeida e Alejandro Rodriguez.
Referência para os estreantes Rui Lopes; Carlos Fernandes e Miquel Socias.
O rali do CAMG marca a estreia, esta temporada, da Kia Rally Cup by Toyo Tires. Uma competição monomarca que entra na terceira época com vários estreantes nas cinco equipas inscritas.
«Um dos grandes objetivos deste troféu foi trazer novos rostos para os ralis», sublinhou Tiago Raposo Magalhães, da CRM Motorsport.
Um dos inscritos é Rodrigo Correia, o mais jovem piloto de sempre a participar num rali em Portugal; outro estreante nesta competição é Pedro Ruivo. Referência para uma dupla familiar, presença habitual nas provas de todo-o-terreno, Filipe Carvalho e a sua filha Maria, bem como para duas caras conhecidas das provas de velocidade: João Santos e Miguel Abrantes.
Saber mais em:
http://www.camg.pt/
https://www.fpak.pt/