Armindo Araújo (Skoda Fabia) é o líder destacado do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR)
A 63.ª edição do Rali Vinho da Madeira, antepenúltima prova do Campeonato de Portugal, vai para estrada no dia 4 de agosto e apresenta lista de 61 inscritos.

A exemplo dos últimos cinco anos, deve ter como principais protagonistas os pilotos locais, em particular Miguel Nunes, líder do Regional, e Alexandre Camacho, ambos em Skoda Fabia.

A prova do Clube Sports Madeira, pontuável para o FIA European Rally e Iberian Rally Trophy, apresenta lista de 61 inscritos e marca o regresso, após dois anos de pandemia, da superespecial da Avenida do Mar, no centro do Funchal.

Desde 2016, último ano em que um piloto continental – José Pedro Fontes – teve sucesso, Alexandre Camacho com quatro triunfos e Miguel Nunes, com um, dividiram as vitórias.

Razões de sobra para reunirem, a maior dose de favoritismo, tanto mais que os melhores valores continentais vão, certamente, apostar na luta pela conquista de pontos para o Campeonato de Portugal.

De regresso está outro madeirense — Bernardo Sousa – e, tal como o italiano Simone Campedelli, ao volante de um Citroen C3.

Armindo Araújo chega à Madeira como líder destacado do Campeonato de Portugal – tem 24 pontos de vantagem – e promete lutar pelos lugares cimeiros

Miguel Correia (Skoda) é vice-líder do CPR e estreou-se a ganhar esta temporada

Na vice-liderança do campeonato, Miguel Correia (Skoda Fabia) tem uma vintena de pontos de vantagem face a José Pedro Fontes (Citroën C3), 3.º classificado, seguido por Bruno Magalhães (Hyundai i20), com menos dois pontos.

Um trio que está na corrida ao título e que não pode perder terreno.

José Pedro Fontes (Citroën C3) ocupa o 3.º lugar no CPR

Fora das contas do título está o atual campeão nacional, Ricardo Teodósio, que pode, no entanto, ter papel importante na decisão dos lugares cimeiros.

Referência para a 100.ª participação em provas do campeonato de Paulo Neto, em Skoda Fabia, e de Adruzilo Lopes em Toyota.

Algumas alterações

Este ano, para além do regresso da superespecial da Avenida do Mar, o rali madeirense o rali madeirense apresenta ligeiras alterações em termos de traçado: a especial do Campo de Golf é ser mais extensa; regressa a passagem pelo Chão da Lagoa no troço de Palheiro Ferreiro, onde não está incluído o “salto” junto do Estádio do Nacional. A classificativa de Boaventura tem uma nova variante e a Ponta do Sol apresenta uma extensão em empedrado.

A cerimónia do pódio, no centro do Funchal, está marcada para o dia 6 de agosto (sábado), às 17.30 horas.

O madeirense Alexandre Camacho (Skoda Fabia) tenta inédita 5.ª vitória no Rali Vinho da Madeira

Assim vai o Campeonato de Portugal

1.º Armindo Araújo, 121 pontos

2.º Miguel Correia, 97

3.º José Pedro Fontes, 77

4.º Bruno Magalhães, 71

5.º Ricardo Teodósio, 38

6.º Pedro Almeida, 33

7.º Ricardo Moura, 28

8.º Pedro Meireles, 28

9.º Paulo Neto, 22

10.º, Paulo Caldeira, 16

Estão classificados mais 30 pilotos