Depois da estreia em 2011, Rodrigo Ferreira afirmou-se como uma dos mais promissores talentos do Karting nacional, ostentando já títulos no Troféu Rotax e no Campeonato e Taça de Portugal de Karting, onde conseguiu a sempre ambicionada dobradinha quer na categoria Júnior quer na X30 Shifter. Nesta última categoria, onde alinham os karts equipados com caixa de velocidades, Rodrigo Ferreira estreou-se com apenas 14 anos de idade e foi sempre um dos principais protagonistas do pelotão, em conjunto com pilotos mais experientes, como os cotados Tiago Teixeira ou Hugo Marreiros, num grupo ao qual se juntou este ano Ricardo Borges, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal X30 Sénior em 2018.
Ontem, Rodrigo Ferreira, Ricardo Borges e Tiago Teixeira (campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal X30 Shifter Sénior em 2018) estiveram no Circuito do Estoril para disputarem o teste de seleção KIA Racing Opportunity, ao volante de um KIA Picanto do troféu organizado pela CRM e KIA Portugal. No final da seleção, o jovem piloto de 16 anos foi o escolhido para pilotar o carro apoiado pela FPAK na época de 2019, que será composta por cinco jornadas duplas.
“A participação no KIA Racing Opportunity, no âmbito do prémio oferecido pela FPAK, foi uma excelente oportunidade, muito motivadora porque apenas tinha experiência de competição em karts e, até ontem, nem meia dúzia de vezes tinha conduzido um carro. A competição com o Ricardo e o Tiago foi muito saudável, com muita camaradagem. Passámos uma tarde super-divertida. Quanto às provas que irei disputar no KIA Picanto GT Cup, tenho a certeza que irá contribuir muito para a minha evolução como piloto e que irei aprender e divertir-me muito”, afirmou Rodrigo Ferreira, que terá a sua primeira prova em circuitos já este fim de semana, no Estoril.
Ni Amorim, presidente da FPAK, admitiu que “este prémio ficaria bem entregue a qualquer um dos três pilotos, pois todos têm um vasto palmarés e capacidades para serem bem-sucedidos. Mas os critérios estavam bem definidos e o Rodrigo foi o mais rápido. Assim, resta-nos desejar que tudo corra pelo melhor e que ele consiga tirar o melhor partido possível desta iniciativa, que vamos acompanhar de perto”.