Tomás Gomes será o piloto português a disputar a 14.ª edição do FIA Karting Academy Trophy, competição internacional que visa detetar novos talentos e que reúne este ano 45 pilotos oriundos de 45 países. Várias estrelas do desporto automóvel já disputaram a competição, como Charles Leclerc, piloto de Fórmula 1 da Ferrari, que, curiosamente, foi o vencedor em 2011, só para citar um exemplo.

O FIA Karting Academy Trophy arranca no dia 18 de maio e prolonga-se até dia 21, no circuito de Trinec, na República Checa. Destinada a pilotos dos 12 aos 14 anos, indicados pelas federações dos seus países, a competição terá a presença do jovem bracarense Tomás Gomes, que assim vai continuar a viver a experiência de competir ao mais alto nível.

O FIA Karting Academy Trophy é uma competição monomarca, já que todos os pilotos vão ter os seus karts equipados com motores Vortex, chassis Exprit e pneus Vega fornecidos pela organização. A título de curiosidade, o monegasco Charles Leclerc disputou e venceu esta competição em 2011, sendo uma oportunidade única para os jovens talentos se mostrarem ao mundo, face ao mediatismo das provas FIA.

A menos de uma semana do arranque o evento, Tomás Gomes – vencedor da Taça de Portugal Júnior em 2021 e Campeão de Portugal Rotax Júnior em 2022, só para citar alguns êxitos – está bastante focado para ter uma boa prestação, apesar de ser dos mais jovens do pelotão (13 anos) e partir à descoberta de um mundo completamente novo. “Vou encontrar uma realidade bem diferente a vários níveis, começando logo pelo material pois nunca corri com um kart com motor Vortex nem com chassis Exprit. Espero adaptar-me rapidamente, assim como às pistas, pois também não conheço os circuitos. De qualquer modo, é um orgulho representar Portugal numa competição com pilotos de 45 nacionalidades e estou bastante motivado”, referiu Tomás Gomes, uma das jovens promessas do Karting nacional.

Depois da primeira prova na República Checa, o FIA Karting Academy Trophy vai passar pela Dinamarca, para a realização da segunda jornada, entre os dias 15 e 18 de junho, na pista de Rodby, enquanto a terceira e última prova decorrerá entre de 27 e 30 de julho, em Itália, no traçado de Cremona.