Zdenek Chovanec estreou-se na Fórmula 4 com top 6 no Dubai

12/01/2020

Depois de apenas duas épocas no Karting, Zdenek Chovanec fez a sua estreia absoluta em corridas de monolugares, na prova inaugural da Fórmula 4 UAE, que decorreu esta semana no Autódromo do Dubai. O jovem piloto venezuelano, que reside em Portugal desde 2018 e corre com licença portuguesa, deu nas vistas na qualificação, onde rodou entre os cinco mais rápidos, e depois terminou a segunda corrida do evento dentro do top 6, com a segunda volta mais rápida.

Menos de dois anos após ter feito a sua primeira corrida no Karting, pela equipa Cabo do Mundo Kart Team em Viana do Castelo, Zdenek Chovanec cumpriu esta semana o sonho de se estrear em provas de monolugares, na ronda inaugural da Fórmula 4 UAE, no Dubai.

Inscrito pela equipa Xcel Motorsport, onde trabalha com os técnicos da italiana BhaiTech Racing que o vão acompanhar em 2020, o promissor piloto venezuelano que reside em Portugal começou logo por mostrar uma rápida adaptação à pista e ao seu monolugar, conseguindo o 5.º melhor tempo na Qualificação.

Zdenek Chovanec é um jovem piloto de 15 anos que compete com licença portuguesa

Na quinta-feira, a Corrida 1 terminou com um 7.º lugar, mas na Corrida 2, Zdenek Chovanec esteve muito rápido e terminou no 6.º posto, com a segunda melhor volta da corrida, apesar de uma penalização de cinco segundos por falsa partida. Na sexta-feira, a Corrida 3 começou com um excelente arranque de Chovanec, mas a autora da pole position, Hamda Al Qubaisi, fez um pião à sua frente e o embate entre os dois carros foi inevitável, obrigando o jovem rookie a abandonar. Um desfecho algo frustrante, sobretudo porque a Corrida 4 foi anulada devido à chuva torrencial que obrigou mesmo ao cancelamento das 24 Horas do Dubai.

Veja aqui a Corrida 2 da Fórmula 4 UAE no Autódromo do Dubai:

“Fiquei contente com esta estreia, sobretudo por ter chegado rapidamente a tempos competitivos”, referiu Zdenek Chovanec. “Estou a correr com pilotos com muito mais anos de Karting do que eu, alguns deles até já tinham feito Fórmula 4 em 2019. Foi uma experiência completamente nova para mim, mas felizmente senti-me muito bem e fui evoluindo ao longo da semana. Na Corrida 2 fiz a segunda melhor volta da corrida, por isso tínhamos condições para tentar lutar pelo pódio na Corrida 3. Infelizmente, era quase impossível evitar o toque com o carro da Hamda (Al Qubaisi). Agora vou treinar no simulador nos próximos dias e preparar a prova em Abu Dhabi, que será outra descoberta”, afirmou o jovem piloto de apenas 15 anos.

A segunda prova da F4 UAE será disputada no espetacular circuito da Yas Marina, em Abu Dhabi, já no próximo fim de semana.