M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Courtney Force não é muito conhecida entre os fãs europeus de automobilismo, mas é uma das figuras mais famosas da América a participar em corridas. Courtney é a mulher mais rápida do mundo a participar em provas de desporto automóvel, tendo escolhido os espetaculares dragsters para fazer a sua carreira. E agora, aos 30 anos, vai deixar essa carreira de lado, depois de ter deixado a sua marca no desporto.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Como filha do piloto com mais vitórias nas histórias de corridas de dragsters, era natural que Courtney Force se sentisse atraída pelas corridas, e aos 17 anos obteve a sua primeira licença para participar em provas de dragsters da NHRA (National Hot Rod Organization), a organização mais importante da modalidade. Courtney aprendeu os truques dos dragsters na divisão de Super Comp e aos 20 anos, em 2008, deu o salto para os Top Alcohol Dragsters, a terceira categoria mais importante.

Desde 2012 que Courtney fez a sua casa nos Top Fuel Funny Cars, a segunda divisão mais importante, mas a favorita do público e dos patrocinadores, pois estas máquinas têm um design mais atrativo, e foi aqui que se tornou uma das favoritas do público, fazendo campanhas pela batalha contra o cancro da mama. Nos últimos anos, tem corrido num Camaro SS da equipa do seu pai, a John Force Racing, cujo motor V8 de 8,2 litros movido a nitrometano debita mais de 10.000 cv. Foi ao volante desta máquina que conseguiu o seu melhor resultado, percorrendo o quarto de milha (mais ou menos 400 metros) a uma velocidade média de 545 km/h.

Durante a sua carreira conquistou 13 vitórias, uma em Top Alcohol e 12 em Funny Cars, incluindo um triunfo nos Winternationals, e foi finalista em 30 eventos. Apesar de pendurar o capacete, a mulher mais rápida do mundo das corridas vai continuar ligada ao desporto, já que o seu pai, John Force, 16 vezes campeão americano e hoje com 69 anos, ainda continua a lutar pelas vitórias, e a sua irmã Brittany continua a participar em provas (a outra irmã Ashley também já se reformou) pela John Force Racing. O seu marido, Graham Rahal, é piloto na IndyCar, onde já conquistou seis vitórias.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.