É um circuito já praticamente sem mistérios para todas as equipas e pilotos que participam no Mundial de Fórmula 1. Montmeló, na Catalunha, recebe este fim de semana o GP de Espanha, marcando assim o regresso da modalidade ao Velho Continente (apesar de o Azerbaijão, prova anterior, também fazer parte do continente europeu).

Sendo a quinta corrida da temporada, é o regresso ao ponto de partida para a época de 2019, tendo sido ali que os dois testes de pré-temporada tiveram lugar em fevereiro. Assim, acumuladas centenas de quilómetros naquele traçado, são poucas as surpresas que as equipas irão encontrar em Espanha.

No entanto, comprovando que os testes de inverno são uma realidade à parte, a falada superioridade da Ferrari esteve longe de se concretizar nos quatro grandes prémios até aqui disputados (embora no Bahrein a equipa italiana tenha perdido a vitória devido a um problema mecânico com o carro de Charles Leclerc), acabando por ser a Mercedes-AMG a grande dominadora dos acontecimentos. Com efeito, a equipa alemã alcançou um feito impressionante de quatro ‘dobradinhas’ nas quatro primeiras corridas do ano, algo que já não acontecia na modalidade desde que esta dava os seus primeiros passos na década de 1950.

A grande dúvida, assim, é saber se na Catalunha, a Mercedes-AMG continuará o seu ritmo triunfal ou se a Ferrari e Red Bull conseguirão desfeitear a formação de Lewis Hamilton e de Valtteri Bottas, que dividem entre si os triunfos de 2019. Com uma longa reta e curvas em que a carga aerodinâmica é importante, apontar um favorito é mais complicado no sentido em que a marca italiana levará uma evolução do seu motor com o objetivo de ‘apanhar’ os ‘flecha de prata’.

Ainda assim, conceder o favoritismo aos Mercedes-AMG parece ser o mais lógico, até porque o circuito já é bastante conhecido pelas equipas. Além das duas primeiras equipas, a Red Bull é uma outra incógnita para Barcelona, podendo Max Verstappen voltar a incomodar os outros pilotos graças a um chassis bem-nascido. Na Ferrari existe também a dúvida quanto à ordenação interna entre Sebastian Vettel e Charles Leclerc, até porque o monegasco tem aparecido mais confortável com o SF90 do que o alemão.

Mais atrás ainda, a batalha deverá voltar a ser muito animada, com os pilotos da Racing Point, Renault, Alfa Romeo, Haas, Toro Rosso e McLaren a prometerem grande luta pelos pontos. Neste aspeto, face ao ano passado, destaque para a evolução da McLaren, que irá certamente atrair ao circuito muitos adeptos espanhóis devido à presença de Carlos Sainz.

A corrida é para seguir na Eleven Sports ou na aplicação oficial da Fórmula 1, estando o arranque da prova marcado para as 13h10 de domingo, 12 de maio.

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