O primeiro safety car da marca alemã para o MotoGP foi o BMW Z8, um modelo descapotável com um design retro, inspirado num modelo dos anos 50, e que também foi um dos carros oficiais de James Bond. Este carro ainda foi usado como safety car durante a temporada de 2002, mas como é habitual nestas situações, a BMW fez a primeira de muitas trocas. A preferência tem sido por modelos desportivos, com a potência necessária para acompanhar as velocidades das motos de competição.
Assim, depois do Z8, vieram carros como o Série 6, o 1 M e o omnipresente M3. Em anos mais recentes, conforme a estratégia de mercado e os novos lançamentos, a BMW optou por usar o M4, depois o M2 e finalmente o M5, que começou a ser usado em 2017. Mas a marca faz mais que o safety car, disponibilizando modelos como o X5 M para serem usados como carro médico, com espaço adicional para equipamento económico e transporte rápido. E até a S 1000 RR, a moto BMW usada no Mundial de Superbikes, surge no MotoGP como viatura de assistência.
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