M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A BMW não é apenas um construtor de motos, tendo também uma legião de fãs muito dedicados aos seus veículos de duas rodas. Por isso, a marca alemã também está envolvida em provas desportivas, nomeadamente o Mundial de Superbikes, mas está ausente do principal campeonato do mundo de motociclismo, o MotoGP. Apesar disso, a BMW tem uma função importante no campeonato, fornecendo todas as viaturas de serviço oficiais, incluindo o safety car e o carro médico, um trabalho a que se dedica há 20 anos, tendo começado em 1999.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O primeiro safety car da marca alemã para o MotoGP foi o BMW Z8, um modelo descapotável com um design retro, inspirado num modelo dos anos 50, e que também foi um dos carros oficiais de James Bond. Este carro ainda foi usado como safety car durante a temporada de 2002, mas como é habitual nestas situações, a BMW fez a primeira de muitas trocas. A preferência tem sido por modelos desportivos, com a potência necessária para acompanhar as velocidades das motos de competição.

Assim, depois do Z8, vieram carros como o Série 6, o 1 M e o omnipresente M3. Em anos mais recentes, conforme a estratégia de mercado e os novos lançamentos, a BMW optou por usar o M4, depois o M2 e finalmente o M5, que começou a ser usado em 2017. Mas a marca faz mais que o safety car, disponibilizando modelos como o X5 M para serem usados como carro médico, com espaço adicional para equipamento económico e transporte rápido. E até a S 1000 RR, a moto BMW usada no Mundial de Superbikes, surge no MotoGP como viatura de assistência.

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