M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Constance George Tuffannelli nasceu na Sicília em 1903, mas emigrou muito jovem para os Estados Unidos com os pais. Aos 18 anos, chamou a atenção de Al Capone e foi subindo na organização do mais famoso mafioso americano. Foi apenas nos anos 40 que se envolveu no mundo automóvel, o que o levou a participar nas 500 Milhas de Indianapolis como dono de vários carros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Conhecido como “Babe”, George era apenas um jovem de 18 anos a viver na zona sul de Chicago quando conheceu Al Capone. Numa corrida contra um dos motoristas de entrega de bebidas de Capone, George conseguiu deixar o “profissional” para trás, e como prémio deu-lhe um emprego. O jovem Tuffanelli foi subindo na organização, primeiro no negócio das bebidas alcoólicas e depois tendo a seu cargo operações de casinos ilegais, tornando-se um tenente na organização de Chicago, no subúrbio de Long Island.

Tuffanelli tinha o seu próprio clube noturno, onde geria um casino ilegal nas traseiras. Mas o mafioso também tinha que pagar subornos regulares ao xerife local, que o deixava em paz desde que não houvesse drogas nem prostituição no local. No entanto, sentindo maior pressão das autoridades, diversificou as suas operações envolvendo-se na gestão do Raceway Park, uma pista de quarto de milha que se tornou bastante popular em 1947. Um dos seus sócios “silenciosos” era Jimmy Derrico, que geria um sindicato em nome da máfia, e que foi co-proprietário da equipa em 1951 e 1952.

Em 1948, George Tuffanelli uniu-se ao mecânico Charles Pritchard, o seu teste-de-ferro no mundo das corridas. Nessa altura, foi por vezes incorretamente identificado como “Carmine Tuffanelli”. Para apagar a ligação ao crime organizado, tentou, seu sucesso, apagar o nome “Babe”, chamando aos seus carros Tuffy’s Offy. Os seus melhores resultados em Indianapolis foram em 1949, quando Paul Russo foi oitavo e Emil Andres nono. Andres também conquistou a única vitória da equipa em Milwaukee, em 1948. Depois de uma troca de carros em 1950, a qualidade dos resultados decaiu. Depois do falhanço na qualificação de 1952, Tuffanelli encerrou a equipa, vendeu a sua casa em Chicago e reformou-se em Las Vegas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.