João Ferreira, com Filipe Palmeiro como navegador, partiu para a nona etapa do Dakar 2024, disputado na Arábia Saudita, com o segundo posto na categoria SSV com 7m41s de diferença para o líder Xavier de Soultrait (Polaris). O sonho de conseguir um pódio foi arruinado por um problema mecânico no seu carro, praticamente uma hora para o francês e a posição no pódio. Nos Autos, Carlos Sainz (Audi) mantém a liderança da prova, parecendo agora controlar a diferença para o segundo classificado da Geral, que é Sébastien Loeb (Prodrive).

O sonho do pódio pode ter caído por terra na nona etapa do Dakar, mas o brilhantismo da prestação não lhe pode ser retirado. João Ferreira viu-se a braços com problemas no seu Can-Am logo na primeira parte da etapa cronometrada, após a passagem pelo ponto intermédio ao km 40 (vinha a perder 1m32s para Soultrait).

Porém, problemas com a bomba de combustível obrigaram-no a parar por muito tempo, perdendo 1h20s para o vencedor da etapa nos SSV, que foi o brasileiro Cristiano Batista, curiosamente navegado pelo português Fausto Mota (que corre com licença espanhola). O segundo melhor de hoje foi Xavier de Soultrait, que gastou mais 9m26s do que Batista, com Gerard Farrés Guell (Can Am) a ser terceiro, a 10m38s.

Na classificação geral, o francês está agora mais tranquilo na frente, dispondo de 28m16s de vantagem sobre a americana Sara Price (Can-Am), passando Jerome de Sadeleer (MMP) para o lugar mais baixo do pódio, a 31m10s. Com o seu azar de hoje, Ferreira desceu para quinto da geral, estando agora a 1h18m14s do líder. Cristiano Batista (com Fausto Mota) ocupa o sétimo lugar.

Nos Autos, a Audi parece estar a fazer uma estratégia de controlo para garantir que a primeira posição de Carlos Sainz se mantém até final. Na etapa de hoje, o espanhol que é líder da classificação geral, foi segundo, perdendo 4m14s para Sébastien Loeb (Prodrive), que foi o vencedor e que é também o único rival de Sainz na classificação geral, sendo o segundo classificado. Protegido pelos outros RS Q e-tron de Stéphane Peterhansel e de Mattias Ekström, sexto e oitavo, respetivamente, Sainz navegou sem problemas de maior por esta especial, estando a necessidade de atacar com Loeb.

Os dois estão separados por 20m33s na tabela geral, enquanto Lucas Moraes (Toyota) mantém o terceiro lugar, embora tendo feito apenas o sétimo lugar da nona etapa, gastando mais 11m03s do que Loeb.

Nos Challenger, Ricardo Porém (navegado por Augusto Sanz) deu boa conta de si, registando o nono tempo, a 21m16s do vencedor, Nicolas Cavigliasso (Taurus). A dupla João Monteiro/Nuno Morais (Can-Am) foi 16ª da etapa, ao passo que a outra dupla lusa na categoria, Mário Franco/Daniel Jordão (Francosport) tiveram uma etapa azarada e acabaram apenas em 29º lugar.

Na classificação geral, que é liderada por Michael Guthrie (Taurus), Ricardo Porém caiu de sexto para sétimo, ao passo que a dupla João Monteiro/Nuno Morais situa-se na 13ª posição. A dupla da Francosport está na 21ª posição.

Nas duas rodas, Adrien Van Beveren (Honda) voltou a triunfar, mesmo com a missão espinhosa de ‘abrir’ o caminho, não se intimidando com essa tarefa. Com isso, voltou ao terceiro lugar da classificação geral, mas está ainda a 11m16s do seu colega de equipa Ricky Brabec, que hoje fez o segundo melhor tempo (gastando mais 32 segundos). Face a uma prestação menos convincente do seu rival Ross Branch (Hero), que foi apenas quinto, a liderança de Brabec é agora maior, dispondo de 7m09s de vantagem sobre o motard da Hero.

Quanto aos portugueses, Rui Gonçalves (Sherco) foi o melhor representante, ao terminar a etapa na 11ª posição, a 13m09s de Beveren, com o estreante Bruno Santos (KTM) a ser o 25º, António Maio (Yamaha) o 29º e Mário Patrão (Honda) o 31º. Alexandre Azinhais (KTM) foi o 74º melhor, ao passo que Gad Nachmani (KTM) foi o 92º. Na classificação geral, o Major da GNR António Maio está em 18º lugar, tendo perdido mais uma posição para Pablo Quintanilla (Honda), ao passo que Rui Gonçalves continua a sua toada de recuperação e ascendeu ao 24º lugar. Bruno Santos está em 29º e Mário Patrão em 30º (sendo líder entre os Veteranos). Azinhais segue em 64º e Nachmani em 94º.

A décima e antepenúltima etapa terá um total de 612 quilómetros, a compreender um setor seletivo com início e fim em Al Ula com 371 quilómetros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.