A primeira edição da Baja 1000 teve lugar no México em 1967. No ano seguinte, Bill Stroppe, dono de um Mercury Marauder que corria na USAC Stock Car (na altura, uma rival bem sucedida da hoje mais famosa NASCAR), convenceu o seu piloto Parnelli Jones, antigo vencedor das 500 Milhas de Indianapolis e futuro construtor de F1, a participar na Baja 1000 ao volante de um Ford Bronco que estava a construir, com as palavras de incentivo “não és homem, não és nada”.
Entretanto, Stroppe tinha adquirido à Ford um protótipo de um Ford Bronco ultraleve, só com tração traseira, suspensão independente e chassis rebaixado, construído pelo conceituado engenheiro Bunkie Knudsen. Jones já tinha conduzido o Bronco mas não gostava dele por ser demasiado alto, e o seu chefe acreditava que este era o carro ideal para participarem na Baja 1000 de maneira a Parnelli tirar partido do seu estilo de condução.
Em 1970, o carro estava pronto e ganhou na estreia, com Parnelli Jones ao volante e Bill Stroppe a cantar as notas, mas não deixou o piloto satisfeito, pois foi mais lento que as motos. Foi ideia de Parnelli montar os componentes do carro, como a suspensão e transmissão, dentro de um chassis tubular, tal como os carros que usava nas provas de Indycar em ovais de terra. O Ford V8 351, de 5800 cc, foi modificado para debitar 450 cv. E também montou uma asa traseira no lugar do tejadilho, algo que na altura ainda era novo em fórmulas, quanto mais em ralis todo-o-terreno.
Parnelli Jones era co-proprietário de uma equipa de Indycar (Vel’s Parnelli Jones, ou VPJ) e os carros que construía eram chamados Colt, por isso, queria chamar Crazy Colt ao Ford Bronco modificado. Mas Stroppe, que normalmente pintava os seus carros de azul, branco e vermelho, trouxe o patrocínio da cerveja Olympia, e em 1971, quando o Bronco modificado e repintado de branco e dourado ganhou outra vez, o carro passou a chamar-se Big Oly. E foi mais rápido que o Bip Bip e o Coitote no deserto da Baixa Califórnia, deixando as motos para trás.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.