Apostada em dar continuidade à subida de forma registada em 2023, a Aston Martin apresentou o AMR24, monolugar com que irá competir no Mundial de Fórmula 1 de 2024 pelas mãos de Fernando Alonso e de Lance Stroll.

Com a já tradicional cor verde por que é conhecida a Aston Martin, o monolugar foi revelado esta manhã, assumindo-se como uma evolução importante face ao seu antecessor que levou a formação a oito pódios na temporada passada. O AMR24 retém os princípios fundamentais em termos de aerodinâmica, embora a marca adiante que apenas uma quantidade mínima de componentes transita do monolugar precedente. Ou seja, a maioria das peças é nova para 2024.

Segundo a Aston Martin, o aperfeiçoamento contínuo do AMR24 resultou num carro de competição mais leve e aerodinamicamente mais eficiente, concebido para funcionar numa gama mais vasta de circuitos. “É o resultado de um enorme esforço de toda a equipa no nosso novo Campus Tecnológico AMR e permitirá à equipa dar mais um passo em frente em 2024”, começou por dizer o diretor Mike Krack.

“Desde a última corrida em 2023 que toda a gente tem estado focada em obter melhorias em todas as áreas, concentrando os nossos esforços no que realmente faz a diferença, no que realmente importa para ser melhor. Quase todas as áreas do carro foram aperfeiçoadas e melhoradas, com base nos nossos pontos fortes e tendo em conta as lições da campanha anterior. 2023 foi a nossa melhor época até à data e o nosso objetivo esta época é marcar pontos regulares, pódios e lutar pela nossa primeira vitória em verde”.

Esta mesma ideia foi assegurada por Dan Fallows, Diretor Técnico da equipa, para quem “mesmo com estes regulamentos estáveis, existem sempre possibilidades infinitas para o refinamento. Eu apelidaria o AMR24 de forte evolução do carro do ano passado e parece mesmo bastante diferente com muitas peças novas para nos darem uma plataforma robusta para o desenvolvimento”.

Uma das áreas em que a Aston Martin mais trabalhou foi na melhoria aerodinâmica do fundo do monolugar e no desenho dos flancos, cada vez mais esculpidos para permitir uma melhor passagem do fluxo do ar em torno do monolugar e, também, rumo à secção traseira.

Adicionalmente, também a suspensão foi amplamente revista para permitir uma melhoria da performance e um funcionamento mais aprimorado em todos os circuitos. A unidade de potência V6 híbrida e a caixa de velocidades continuam a ser fornecidas pela Mercedes-Benz.

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