Os primeiros três dias de testes de pré-temporada mostraram que a Mercedes-AMG mantém o estatuto de favorita para a temporada de 2020 do Mundial de Fórmula 1, com Valtteri Bottas a encerrar o dia de sexta-feira com uma volta em 1.15,732s, inalcançável para todos os outros.

A formação alemã confirma a sua posição de favorita, com os primeiros testes realizados no circuito espanhol de Barcelona a demonstrarem não só a sua velocidade e consistência, mas também a fiabilidade, uma vez que os W11 EQ Performance não sofreram problemas de maior. Além da Bottas, que foi o mais rápido da semana com os pneus mais macios da Pirelli, também Lewis Hamilton mostrou grande rapidez, ficando em segundo lugar, a 0,784s do tempo do finlandês.

Se os tempos dos ensaios do defeso são pouco representativos por nunca se saber que programa é que cada equipa está a levar a cabo, o facto de a Mercedes-AMG ter conseguido esta performance desde o início poderá deixar os seus rivais em alerta.

Atrás dos dois Mercedes-AMG ficou o Renault de Esteban Ocon, com uma volta em 1.17,102s, ou seja, a 1,370s do registo de Bottas, ficando na frente do Racing Point de Lance Stroll, com este a obter uma volta em 1.17,338s. Daniel Kvyat levou o seu monolugar da AlphaTauri até ao quinto posto, com um tempo de 1.17,427s, demonstrando também boas credenciais para o monolugar da equipa italiana.

No lugar seguinte ficou o piloto que mais rodou durante a sexta-feira, Antonio Giovinazzi, ao serviço da Alfa Romeo, cumprindo 152 voltas para verificar a fiabilidade do monolugar de Hinwill. Daniel Ricciardo foi sétimo ao volante do Renault, concretizando um último dia bastante positivo apesar de ter sido também o causador de uma bandeira vermelha com problemas mecânicos. Ainda assim, o piloto australiano conseguiu efetuar o sétimo melhor tempo do dia, ficando imediatamente à frente do Red Bull de Max Verstappen.

O dia ficou marcado ainda pelo problema mecânico no Ferrari de Sebastian Vettel, que se viu arredado da pista até à tarde, quando a equipa montou um novo motor no SF1000, com o qual o piloto alemão conseguiu fazer já 100 voltas para a equipa italiana. Ainda assim, o seu melhor tempo não foi melhor do que 1.18,384s, a mais de dois segundos e meio do tempo de Bottas.

Problemas também para Lando Norris durante o seu turno aos comandos do McLaren, mas neste caso nos travões, não indo além do 14º tempo e das 49 passagens pela linha de meta, e para Nicolas Latifi, ao serviço da Williams, que viu o motor do seu monolugar ceder pouco antes da paragem para o almoço, apenas regressando à pista na última hora.

Já Kevin Magnussen foi o que menos rodou, percorrendo apenas quatro voltas ao circuito antes de um furo no pneu traseiro direito causar uma saída de pista que o atirou contra o muro da curva 8.

A próxima e última sessão de testes de pré-temporada irá decorrer entre os dias 26 e 28 de fevereiro.