‘Fresco’ ainda do seu recente triunfo no GP do Azerbaijão, o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) voltou às pole positions, tirando partido também de um despiste de Charles Leclerc (Ferrari) já a menos de dois minutos do fim da sessão de qualificação, o que impediu todos os outros pilotos do Q3 de cumprirem a sua derradeira tentativa de marca um tempo. O principal prejudicado? O líder do Campeonato de Pilotos e atual Campeão do Mundo, Max Verstappen, que foi apenas o nono melhor.

A fase decisiva da qualificação, a Q3, voltou a trazer grande emoção e expectativa, prevendo-se uma luta entre os Red Bull e, eventualmente, os pilotos da Ferrari, mas um despiste de Leclerc já nos dois últimos minutos da sessão obrigou os Comissários a interromper a ‘ação’ em pista. Com pouco mais de 1m30 no cronómetro, a sessão foi concluída antes do tempo, com Sergio Pérez, que nem estava a ter um fim de semana brilhante nas sessões de treinos livres, a ficar com a pole position, graças à sua primeira tentativa na Q3, com um tempo de 1.26,841s.

Verstappen que apenas fez um tempo sem grande valor devido a alguns erros, antes de regressar às boxes para voltar a tentar na fase final, acabou por ser um dos afetados pelo despiste de Leclerc, não podendo discutir a pole position com o seu colega de equipa. Parte de nono.

Atrás de Pérez ficou Fernando Alonso (Aston Martin) noutra excelente demonstração de talento por parte do espanhol, enquanto Carlos Sainz (Ferrari) vai partir do terceiro lugar, um à frente do impressionante Kevin Magnussen (Haas), que esteve em grande forma.

Pierre Gasly (Alpine) ficou com o quinto lugar da grelha, noutro bom desempenho do francês, enquando no lugar seguinte ficou George Russell (Mercedes-AMG), único dos pilotos da equipa a chegar à Q3, com Lewis Hamilton a ficar-se pela Q2 com o 13º tempo. Charles Leclerc manterá, à partida, o sétimo lugar à frente do outro Alpine de Esteban Ocon, com Verstappen e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) a cumprirem o resto dos dez primeiros.

Além da eliminação surpresa de Hamilton, outro mau destaque da sessão para o GP de Miami foi a dupla eliminação dos McLaren ainda no Q1 com Lando Norris em 16º e Oscar Piastri em 19º.