A Mercedes-AMG entrou em força na temporada de 2020 de Fórmula 1, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas a registarem os dois melhores tempos no primeiro dia de testes de pré-temporada, que tiveram lugar hoje no circuito de Barcelona, em Espanha. Um sinal de que o W11 EQ Performance é muito bem-nascido e um potencial sinal de alarme para as rivais.

Com muita expectativa, o primeiro dia de testes da Fórmula 1 colocou os novos monolugares frente-a-frente em pista pela primeira vez, aparecendo também alguns dos carros que ainda faltavam, como os da Renault, Haas e Alfa Romeo, que foram revelados antes do início dos testes pela manhã.

Um dos principais sinais a registar deste dia inaugural da modalidade em 2020 é a fiabilidade da grande maioria dos carros, com muitos dos pilotos a superarem a fasquia das 100 voltas, superando por larga margem a distância de um grande prémio. No entanto, Max Verstappen, ao volante de um Red Bull-Honda, conseguiu mesmo cumprir o equivalente a mais de dois grandes prémios de Espanha, com um total de 168 voltas ao traçado catalão!

O dia, no entanto, fica marcado pela velocidade já patenteada pelos Mercedes-AMG. Na parte da manhã foi Bottas a fazer o melhor tempo, cedendo depois o volante a Hamilton da parte da tarde, que fez um tempo de 1.16,976s com os pneus mais duros da Pirelli, ao passo que o finlandês ficou a 0,377s do melhor tempo.

Com um início forte também a Racing Point com motor Mercedes, registando o terceiro melhor tempo do dia por intermédio de Sérgio Perez, deixando Verstappen na quarta posição, não muito longe, mas com o holandês a ter três momentos mais complicados – uma saída de pista e dois piões na última chicane.

A AlphaTauri ficou pouco atrás com Daniil Kvyat a marcar o quinto melhor tempo. Carlos Sainz trouxe ânimo aos adeptos locais, registando o sexto melhor tempo ao volante do McLaren, ao passo que Daniel Ricciardo e Esteban Ocon, que dividiram o novo Renault neste primeiro dia, ficaram nas duas posições seguintes. Mais chamativa ainda a prestação da Williams neste primeiro dia de testes, com a equipa de Grove a partir para a nova temporada no ‘pé certo’ em vez do arranque falso visto no ano passado, quando falhou o início dos ensaios de defeso. George Russell foi o nono melhor com um tempo obtido na manhã, passando o volante para o seu companheiro de equipa, o novato Nicholas Latifi, que foi o 12o melhor.

A fechar o top 10 ficou Lance Stroll, também com um Racing Point, ao passo que Charles Leclerc, da Ferrari, foi o 11º mais rápido, tendo sido chamado de forma inesperada para substituir o engripado Sebastian Vettel, que não pôde dessa forma efetuar o primeiro contacto com o SF1000. O alemão irá continuar fora da ação amanhã de manhã, havendo a previsão de que possa pilotar na tarde.

Atrás de Latifi, curiosamente o seu substituto na Williams, ficou o polaco Robert Kubica, que assumiu os comandos do Alfa Romeo como piloto de testes, ficando com a 13a melhor marca do dia, logo à frente de Kevin Magnussen, da Haas, e de Antonio Giovinazzi, que foi o mais lento do dia com o Alfa Romeo.