Primeira classificada nos dois últimos campeonatos de Fórmula 1, a Red Bull foi das derradeiras a revelar o seu novo carro para a temporada de 2024 da modalidade, com o RB20 a ser mais do que uma mera evolução do monolugar que dominou a época passada pelas mãos de Max Verstappen.

No ano em que comemora o seu 20º aniversário enquanto equipa oficial na Fórmula 1 (embora a presença da Red Bull remonte à primeira metade da década de 1990, então como patrocinadora da Sauber), a formação de Milton Keynes pretende manter o seu estatuto de força dominante, com o RB20 a apresentar algumas soluções arrojadas.

Efetivamente, uma vez mais com Adrian Newey ao leme do departamento de design, o novo monolugar segue os princípios do bem-sucedido RB19, mas introduz algumas soluções diferenciadas no que toca à zona do habitáculo, com uma secção de proteção lateral do capacete bastante reduzida e um prolongamento das hastes superiores do ‘halo’ ao longo da cobertura do motor.

Além disso, a zona dos flancos é bastante mais sinuosa, sendo mais estreita ainda na zona inferior, com uma tomada de ar para o radiador mais vertical. A zona dianteira parece reter muito do seu formato visto no final da temporada passada, enquanto o fundo plano será simulado na versão agora apresentada para manter aquela zona em maior secretismo até ao início dos testes.

“Este é um ano importante na história da equipa. Nos últimos 20 anos, a Red Bull conseguiu mudar a paisagem da Fórmula 1 e fê-lo por estar determinada a fazer as coisas de forma diferente, por estar empenhada em jogar duro e correr ainda mais duro e por estar totalmente focada em competir pelos maiores prémios do desporto”, referiu o Diretor da Equipa e CEO, Christian Horner.

“Tivemos a sorte de o fazer em várias ocasiões e sete títulos de Pilotos, seis vitórias no Campeonato de Construtores e 113 vitórias em corridas até à data demonstram o sucesso da visão da Red Bull para a equipa. O último capítulo dessa história começa hoje com o RB20. Vai ser uma época emocionante e extremamente competitiva, mas como vimos no ano passado, esta é uma equipa que está no auge das suas capacidades e no Max e no Checo temos dois pilotos que podem dar cartas em todos os circuitos, em quaisquer condições, por isso estou confiante de que, tal como fizemos nos últimos 20 anos, podemos competir por pódios, vitórias e, esperemos, por mais campeonatos”, concretizou.

Efetivamente, um dos elementos de estabilidade é a continuidade da dupla de pilotos, com Max Verstappen a segurar o número 1 no ano passado com superioridade avassaladora, partindo moderadamente confiante para 2024, enquanto Sergio Pérez (com a alcunha Checo) deve ter a sua derradeira oportunidade para se destacar na Red Bull. Os motores V6 híbridos da Honda também se mantêm, agora voltando a figurar o nome da marca japonesa na carroçaria do RB20.

Nota ainda para a criação do lema ‘Forever Rebl’ (sempre rebelde, em português), que visa realçar o papel da cultura Red Bull no desporto automóvel, nomeadamente no campo da F1, tendo-se estreado no Grande Prémio da Austrália de 2005. A Forever Rebl terá uma série de eventos especiais e ativações ao longo do ano, cada um concebido para aproximar os fãs da equipa e dos seus 20 anos de história.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.