A Red Bull chamou a si todas as atenções no primeiro dia de testes de pré-temporada no circuito de Sakhir, com Verstappen a ser 1,1s mais rápido do que o segundo melhor, que foi Lando Norris (McLaren), mas neste segundo dia foi a Ferrari a assumir o destaque, na manhã com Charles Leclerc a ser o mais veloz e, à tarde, a ser Carlos Sainz o piloto mais rápido, com uma volta em 1.29,921s, sendo também o primeiro a baixar dos 90 segundos numa volta.
Embora seja assumido que cada equipa tem o seu próprio programa de testes para estes três dias e, portanto, é difícil retirar grandes ilações em termos de hierarquia, começa a saltar à vista que os Red Bull estão em grande forma e que os Ferrari também podem estar na luta.
Assumindo o lugar de Verstappen, que hoje ficou de fora, Pérez não teve um dia isento de problemas, de manhã com alguns problemas de travões e um outro problema que o levou a regressar às boxes em marcha bastante lenta à tarde. No entanto, o piloto mexicano voltou a demonstrar que o RB20 é um excelente monolugar firmando o segundo melhor tempo, em 1.30,679s, sendo que as melhores voltas dos dois primeiros foram obtidas com pneus diferentes – o de Sainz com o mais macio C4 e o de Pérez com o médio C3.
De resto, a grande maioria dos pilotos manteve-se com este composto, sendo que, além de Sainz, apenas Daniel Ricciardo (RB), que foi o quinto, e Logan Sargeant (Williams), que foi o 11o usaram o composto C4, mais macio, logo com maior aderência.
Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) ficou com o terceiro melhor tempo, rodando em 1.31,066s, ao passo que Norris terminou o dia com o quarto tempo, com uma volta em 1.31256s, à frente de Ricciardo (1.31,361s) e de Leclerc (1.31,750s).O piloto monegasco viria a causar inadvertidamente a única interrupção do dia, a qual levou mesmo a um final antecipado da sessão matinal, depois de passar por uma grelha de escoamento de água e levantá-la. Sem danos para o Ferrari ou para os outros monolugares, os comissários tiveram mesmo de reparar aquela parte da pista, junto aos corretores, pelo que a bandeira vermelha converteu-se na pausa para o almoço por antecipação.
Quanto a voltas, Pérez foi o que cumpriu o maior número ao longo do dia, não obstante alguns problemas atrás relatados, cuja gravidade não foi relevante, finalizando o dia com 129 passagens pela linha de meta, seguido por Hamilton que cumpriu 123. Ainda assim, atendendo a que muitas equipas optam por dividir as duas sessões do dia entre pilotos, praticamente todas as equipas revelam excelente fiabilidade para este início de época.
Amanhã, é o terceiro e último dia de testes de pré-temporada, sendo a derradeira oportunidade para as equipas de ensaiarem soluções e programas de afinação antes da primeira corrida da temporada, marcada também para o circuito de Sakhir, no próximo fim de semana.