Charles Leclerc (Ferrari) foi o mais rápido do último dia de testes de pré-temporada de Fórmula 1, no Bahrein, local em que terá lugar a primeira corrida da época, no próximo fim de semana.

Após a interrupção de ontem causada pela reparação de uma zona de drenagem da pista de Sakhir, o mesmo voltou a suceder hoje, pelo que o último dia de testes teve uma duração mais extensa, anulando-se a paragem de almoço.

Isto permitiu às equipas gerirem os seus programas de forma mais livre, mas no último dia voltou a ser um Ferrari a ficar com o melhor tempo, neste caso, o de Leclerc, repetindo o que Carlos Sainz havia feito ontem.

Recorrendo aos pneus C5, os mais macios disponibilizados pela Pirelli, o piloto monegasco fez um tempo de 1.30,322s, embora numa fase em que as condições da pista ainda não eram as melhores, ficando mesmo atrás do tempo que Sainz efetuou ontem com os pneus C4.

Também com um jogo de pneus novos de composto macio (neste caso, os C4), George Russell (Mercedes-AMG) ficou com o segundo melhor tempo, com uma volta em 1.30,368s, enquanto Guanyu Zhou (Stake Sauber) ficou com a terceira melhor marca, também com pneus macios, em 1.30,647s. Estes dois fizeram os seus melhores tempos na última hora dos testes, tendencialmente mais benéfica em termos de temperatura e das condições da pista.

A esconder o jogo, Max Verstappen (Red Bull) ficou apenas com o quarto tempo, mas o campeão do mundo não utilizou os pneus de maior aderência, ficando-se pelos pneus de composto médio (C3), com uma volta em 1.30,755s, logo à frente do RB de Yuki Tsunoda, que fez o seu melhor tempo com os pneus C4 em 1.30,775s.

Efetivamente, a hierarquia de tempos dos três dias de testes acaba por ser pouco relevante, na medida em que cada equipa desenvolveu o seu próprio programa sob condições específicas, sendo por isso de esperar que as equipas da frente, nomeadamente, Red Bull, Ferrari, Mercedes-AMG e Aston Martin, tenham muito mais ritmo para ‘libertar’, sobretudo a equipa de Milton Keynes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.