O finlandês Valtteri Bottas será piloto da Alfa Romeo Racing ORLEN a partir da temporada de 2022, deixando assim a Mercedes-AMG, na qual acabou por ficar na sombra de Lewis Hamilton. Agora, Bottas irá mudar de ‘ares’, assinando um acordo plurianual com a formação suíça (a base continua a ser em Hinwil, apesar da marca italiana oferecer o seu nome). Perspetiva-se que George Russell assuma o lugar de Bottas na Mercedes.

O finlandês conta com nove triunfos em corridas de Fórmula 1, juntando-se à Alfa Romeo numa fase de transição essencial para a nova era da modalidade, com mudanças de regulamentação abrangentes que proporcionam uma oportunidade única de avançar em direção à frente da grelha.

Nascido em Nastola, Finlândia, a 28 de agosto de 1989, Valtteri teve uma carreira distinta nas fórmulas júnior, tornando-se apenas no segundo piloto a ganhar tanto a Formula Renault Eurocup, como a Formula Renault Northern European Cup no mesmo ano, em 2008, bem como, mais tarde, ao vencer o Masters of Formula 3 tanto em 2009, como em 2010 – o primeiro a alcançar este duplo triunfo. Outro título na GP3 fê-lo dar o salto para a Fórmula 1, estreando-se em 2013, com a Williams.

Em 2017, substitui o campeão Nico Rosberg na Mercedes, fazendo dupla com Hamilton até agora. Apesar da motivação para bater o piloto britânico, o finlandês acabou por nunca ter argumentos para lutar pelo título até final, embora tenha sido crucial na obtenção de quatro títulos de construtor, ganhando a sua primeira corrida em Sochi em 2017 e somando mais oito primeiros lugares à sua conta, juntamente com um total de 54 pódios para a equipa de Brackley.

“Um novo capítulo na minha carreira enquanto piloto está a começar. Estou entusiasmado por me juntar à Alfa Romeo Racing ORLEN para a temporada de 2022 e seguintes, para o que vai ser um novo desafio em conjunto com um fabricante icónico”, começa por dizer Bottas, que irá manter o número 77. “O potencial da estrutura em Hinwil é evidente e estou entusiasmado com a oportunidade de poder ajudar a equipa a avançar para a frente da grelha, especialmente com o novo regulamento em 2022 que dá à equipa uma oportunidade de dar um salto no seu desempenho. Estou grato pela confiança que a equipa depositou em mim e mal posso esperar para retribuir a sua fé”, acrescentou ainda.

Para Frédéric Vasseur, Diretor da equipa Alfa Romeo, “trazemos para Hinwil um forte jogador de equipa com experiência na frente da grelha. Valtteri tem sido parte integrante de uma equipa que reescreveu os livros de história e tem quatro títulos mundiais de construtor em seu nome: é o piloto certo para ajudar a Alfa Romeo Racing ORLEN a dar um passo em frente, em direção à frente da grelha”.