Max Verstappen (Red Bull) puxou dos ‘galões’ para garantir a pole position para a corrida ‘Sprint’ de amanhã (sábado), batendo ambos os pilotos da Ferrari, com Charles Leclerc à frente de Carlos Sainz, numa sessão de qualificação que ficou marcada por duas interrupções na fase decisiva, a Q3, devido a despistes dos dois pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell.

Com muitos adeptos do atual campeão do mundo nas bancadas, tratando-se também do circuito caseiro da austríaca Red Bull, Verstappen esperou até aos instantes finais da sessão para estabelecer a sua volta decisiva em 1.04,984s, batendo os dois pilotos da Ferrari que eram até então os melhores.

Leclerc ficou a apenas 0,029s, enquanto Sainz ficou a 0,082s, marcando assim uma sessão que se verificou mais renhida do que inicialmente previsto, já que a Red Bull era vista como favorita pelas características do circuito e pelo bom desempenho do motor Honda em altitudes mais elevadas, o que é o caso do circuito de Spielberg, na Áustria.

O quarto melhor foi Sergio Pérez (Red Bull), mas o piloto mexicano viu todos os seus tempos da Q3 anulados após a sessão depois de se ter visto que a sua melhor volta na Q2 – que definiu a passagem à fase decisiva – foi registada ao exceder os limites da pista. Desta forma, irá partir da 13ª posição para a corrida ‘Sprint’.

Russell foi o melhor dos Mercedes-AMG, na quinta posição (promovido depois a quarto com a penalização de Pérez), apesar de a sua sessão ter sido marcada por um acidente na última curva do circuito já nos minutos finais da Q3, obrigando a uma interrupção da mesma. Já antes o seu colega de equipa Lewis Hamilton também obrigou a uma interrupção da sessão, depois de cometer um erro incaracterístico no circuito austríaco, algo que foi bastante celebrado pelos adeptos neerlandeses nas bancadas, que não esqueceram a rivalidade com Verstappen no ano passado. Hamilton ficou com a décima posição, sendo promovido a nono com a situação de Pérez.

A prestação de Esteban Ocon (Alpine) foi surpreendente, ficando com o sexto tempo, enquanto os dois Haas voltaram a estar em muito boa forma, com Kevin Magnussen em sétimo e Mick Schumacher em oitavo, ao passo que Fernando Alonso (Alpine) fez o nono melhor tempo. Todos eles sobem uma posição graças a Pérez.

https://twitter.com/F1/status/1545527143743926272

Registo ainda para o mau desempenho dos McLaren, com Lando Norris a ser o melhor representante da equipa britânica na 15ª posição, queixando-se de problemas constantes e graves com os travões do seu monolugar (chegou mesmo a dizer à equipa que tinha medo de travar). Daniel Ricciardo não foi além do 16º tempo. Também os Alfa Romeo não estiveram em boa forma, sabendo-se que Valtteri Bottas (12º melhor) vai partir da última posição da grelha devido à mudança de diversos componentes da unidade motriz do seu carro, ao passo que Guanyu Zhou não foi além do 18º lugar.

Também a Aston Martin deu uma pálida imagem de si, ficando-se pela primeira fase de qualificação.

https://twitter.com/F1/status/1545503699086315520