Formel 1 - Mercedes-AMG Petronas Motorsport, Großer Preis von Spanien 2019. Lewis Hamilton Formula One - Mercedes-AMG Petronas Motorsport, Spanish GP 2019. Lewis Hamilton
O GP de Espanha de Fórmula 1 teve em Lewis Hamilton o vencedor, numa prova que ficou praticamente decidida à partida, com a ultrapassagem do campeão do mundo ao seu companheiro de equipa e autor da pole position, Valtteri Bottas, que teve de se contentar com o segundo posto. Grande desilusão para a Ferrari, que nem no pódio conseguiu colocar um dos seus pilotos. O terceiro lugar ficou para Max Verstappen, da Red Bull.

Na partida, Hamilton arrancou bem e passou para o comando, enquanto Sebastian Vettel, da Ferrari, procurou surpreender os dois Mercedes, colocando-se ao seu lado na travagem para a primeira curva. Porém, o alemão excedeu-se e, estando por fora, queimou a travagem e viu-se obrigado a alargar a trajetória, com isso danificando o seu pneu dianteiro direito. No processo, perdeu um lugar para Verstappen e ficou a tapar o seu colega de equipa Charles Leclerc, que por pouco também não perdeu uma posição para o outro Red Bull de Pierre Gasly.

A ordem manteve-se assim, com Hamilton a distanciar-se na frente, Bottas em segundo e Verstappen um pouco mais atrás, enquanto Vettel ia perdendo tempo e atrasando também Leclerc. À passagem da 11ª volta, a Ferrari dá ordens para que o monegasco passe Vettel, mas o atraso para Verstappen era já muito grande. Pior ainda foram as paragens nas boxes, com problemas na mudança dos pneus traseiros direitos em ambos os carros, decidindo dessa forma a luta pelo pódio.

Apenas um safety car a 20 voltas do final (devido a um acidente entre Lando Norris, da McLaren, e Lance Stroll, da Racing Point) permitiu que as distâncias se tornassem mais próximas, mas sem que isso se traduzisse em mudanças nos lugares da frente, com Hamilton a triunfar de forma dominante (garantindo ainda o ponto da volta mais rápida), na frente de Bottas, Verstappen, Vettel e Leclerc. Gasly terminou em sexto, na frente de Kevin Magnussen, da Haas, que ganhou um duelo intenso com o seu colega de equipa, Romain Grosjean, que viria a terminar em décimo lugar, num belo resultado de conjunto para a Haas.

Entre os dois ficaram Carlos Sainz (McLaren), para satisfação dos muitos espanhóis presentes, e Daniil Kvyat (Toro Rosso), que obteve mais um resultado sólido para a equipa de Faenza.

Má prestação para os Renault, com Daniel Ricciardo a ser o melhor em 12º, e para os Alfa Romeo, com Kimi Raikkonen a ser o melhor, na 14ª posição.

Com o triunfo de hoje, Lewis Hamilton reassume a liderança do campeonato com sete pontos de avanço sobre Bottas, enquanto Verstappen passou para terceiro no campeonato à frente dos dois pilotos da Ferrari.