Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) venceu no regresso da Fórmula 1 a Portugal, tornando-se no piloto com maior número de triunfos na história da modalidade, superando o anterior recordista, Michael Schumacher.

A corrida voltou a ser decidida entre os dois pilotos da Mercedes, que também já tinham a primeira linha da grelha de partida, acabando por ser Hamilton a mostrar toda a sua velocidade e talento sobre Valtteri Bottas, que ainda chegou a passar pelo comando na primeira fase da prova.

Com algumas gotas de chuva a tomarem o arranque mais complicado, Hamilton segurou o comando no arranque, seguido por Bottas e por Carlos Sainz (McLaren), enquanto na curva 4 Max Verstappen (Red Bull) e Sérgio Perez (Racing Point) envolviam-se num contacto que atirou o mexicano para o último lugar.

Com o piso escorregadio e os pneus macios a serem melhores escolhas, Sainz ainda passou pelo comando, depois de passar Bottas, que também já havia ultrapassado o seu colega de equipa, Hamilton.

Mas, com a pista a secar e os pneus médios a funcionarem melhor, os Mercedes ‘foram embora’ e, se por momentos, Verstappen ainda rodou a cerca de três segundos da dupla da equipa alemã, rapidamente começou a perder tempo, com os seus pneus macios a degradarem-se rapidamente.

Hamilton manteve-se perto de Bottas e acabou a ultrapassá-lo em plena reta da meta, passando depois a controlar a corrida num ritmo só seu. Valtteri Bottas teve de contentar-se com o segundo posto, enquanto Verstappen ficou na terceira posição, admitindo que não podia fazer melhor.

Com este triunfo, o 92º, Lewis Hamilton passou a ser o piloto mais vitorioso da Fórmula 1, superando o alemão Michael Schumacher, que detém 91 triunfos.

Charles Leclerc foi o quarto classificado, dando um bom resultado à Ferrari depois de um início muito difícil, no qual caiu para o sétimo lugar. Pierre Gasly (AlphaTauri) fez uma parte final da corrida muito forte, terminando em quinto, à frente do espanhol Carlos Sainz, com estes dois a ultrapassarem o mexicano Sérgio Perez nas últimas voltas, também autor de uma grande prova.

Os dois pontos da Renault, Esteban Ocon e Daniel Ricciardo, ficaram nos oitavo e nono lugares, enquanto Sebastian Vettel (Ferrari) roubou o derradeiro lugar pontuável a Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), que no início da prova chegou a rodar em sexto lugar depois de uma partida brilhante.

duo Esteban Ocon and Daniel Ricciardo, and Ferrari’s Sebastian Vettel