Carlos Sainz (Ferrari) alcançou a sua segunda pole position consecutiva da temporada, desta feita para o GP de Singapura, numa sessão de qualificação em que a luta pela primeira posição da grelha teve três equipas e… a Red Bull não era uma delas. George Russell (Mercedes-AMG) vai partir de segundo, enquanto Charles Leclerc (Ferrari) será o terceiro na grelha.

Pela primeira vez esta temporada, nenhum dos pilotos da Red Bull conseguiu chegar à fase decisiva da qualificação, sendo esta praticamente a grande novidade de uma sessão que foi bastante renhida na luta pela pole position. A aparente perda de competitividade dos carros da Red Bull em Singapura surge ao mesmo tempo em que entra em vigor uma nova diretiva da FIA relativa à flexibilidade de vários componentes dos monolugares, apertando-se a malha em torno desses componentes. De acordo com a equipa de Milton Keynes, a diretiva técnica TD018 não terá tido influência no desempenho de Max Verstappen (11º) e de Sergio Pérez (13º), justificando com a incapacidade de fazer funcionar os pneus ao longo da qualificação.

Enquanto os dois Red Bull, que têm dominado a temporada, ficaram pela Q2, a fase decisiva da qualificação (Q3) ficou marcada pela grande emoção em torno do autor da pole position, com Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari, George Russell, da Mercedes-AMG, e Lando Norris, da McLaren, em luta direta pela primeira posição da grelha.

No final, foi Sainz que festejou mais, ao obter a segunda pole position consecutiva, melhorando na sua última volta de qualificação para registar um tempo de 1.30,984s, com Norris a ficar em segundo, a apenas 0,072s.

Leclerc ficou pouco atrás, a apenas 0,079s do piloto espanhol. Norris ficou com a quarta posição, a cerca de três décimos da pole position, ao passo que Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) sem o ritmo de Russell, ficou na quinta posição, a meio segundo do melhor tempo.

Os Haas tiveram uma qualificação bastante competitiva, com Kevin Magnussen a ser o sexto e Nico Hulkenberg o nono, ficando Fernando Alonso (Aston Martin) e Esteban Ocon (Alpine) nas posições entre eles. Liam Lawson (AlphaTauri) foi um dos protagonistas da sessão, ao fazer o décimo lugar na Q3, tendo sido ele a ‘atirar’ Verstappen para fora da fase decisiva da qualificação.

Além dos Red Bull, também Lance Stroll (Aston Martin) teve um dia para esquecer, já que o piloto canadiano obrigou ao final antecipado da Q1 após um violento despiste na última curva do circuito, escapando incólume apesar da violência do embate.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.