Max Verstappen (Red Bull) começou a temporada de 2024 da melhor forma ao garantir a pole position para o GP do Bahrein, embora a sua prestação tenha sido bem menos dominante do que se chegou a temer. Charles Leclerc (Ferrari) ficou com o segundo lugar, enquanto George Russell (Mercedes-AMG) vai partir da terceira posição.

Não tendo conseguido liderar qualquer sessão de treinos livres, Verstappen elevou a fasquia na sessão de qualificação, mas não teve vida fácil, já que o seu tempo, em 1.29,179s, foi apenas 0,228s mais veloz do que o registado por Charles Leclerc, com o monegasco a ser, novamente, uma ‘sombra’ para o neerlandês.

George Russell ficou com a terceira posição, numa luta que teve muitos protagonistas e grande proximidade entre os sete classificados seguintes. O piloto da Mercedes-AMG ficou a 0,306s do tempo da pole position, ao passo que Carlos Sainz (Ferrari) foi o quarto, a 0,328s, com Sergio Pérez (Red Bull) a não ir além do quinto posto, gastando mais 0,358s do que o seu colega de equipa.

Autor de uma excelente volta, Fernando Alonso (Aston Martin) ficou com a sexta posição, a 0,363s, com os dois pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, a ficarem nas duas posições seguintes, a 0,435s e a 0,504s, respetivamente. Lewis Hamilton (Mercedes) foi apenas o nono melhor, a 0,531s, com Nico Hulkenberg (Haas) a ser o décimo, mas já bastante longe.

Na Q2, os dois RB acabaram por não concretizar as promessas dos testes e dos treinos livres, ficando pelo caminho Yuki Tsunoda (11º) e Daniel Ricciardo (15º), o mesmo sucedendo com Lance Stroll (Aston Martin), que não foi além do 12º, em contraste com a prestação do seu colega de equipa.

Mais para trás, grandes deceções para a Sauber, com Valtteri Bottas em 16º e Zhou Guanyu em 17º, e para a Alpine, com a equipa francesa a ter muito para melhorar: os dois carros da marca francesa ficaram nas duas últimas posições (Esteban Ocon em 19º e Pierre Gasly em 20º).

A corrida terá lugar ao sábado, pelas 15h00 (hora portuguesa).