Foi uma decisão controversa para um Grande Prémio do Canadá que se demonstrou emocionante na luta a dois pelo triunfo. Sebastian Vettel (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes) disputavam a liderança, na posse do alemão, quando este cometeu um ligeiro erro e viu-se forçado a efetuar a última sequência das curvas 3/4 pela relva, regressando à pista imediatamente no caminho do rival da Mercedes. Analisado pelos comissários, o incidente valeu a Vettel uma penalização de cinco segundos (adicionados ao tempo final). Com Hamilton ‘colado’ ao Ferrari, o triunfo ‘sobrou’ para o britânico.

Vettel, autor da pole position, largou melhor e dominou a corrida praticamente de fio a pavio, apenas cometendo um ligeiro erro, mas com enormes consequências. No início da 48ª volta, depois de deixar deslizar a traseira do seu Ferrari, o alemão viu-se obrigado a corrigir a trajetória e passar pela relva, regressando à pista à frente de Hamilton, mas com este a queixar-se de uma manobra perigosa por parte do seu rival.

Os comissários, com a opinião de Emanuele Pirro, ex-piloto de F1, analisaram o incidente e algumas voltas depois ‘entregaram’ a decisão na forma de uma penalização de cinco segundos para Vettel, que rapidamente deixou entender o seu descontentamento pela mesma, garantindo que não tinha espaço nem controlo para fazer algo diferente no seu regresso à pista.

A resolução da corrida tinha, pois, duas possibilidades: ou Vettel ganhava cinco segundos a Hamilton e mantinha o triunfo ou, mesmo que cruzasse a meta em primeiro, bastaria ao britânico seguir na traseira do alemão que o primeiro lugar estava assegurada. Eventualmente, apesar de uma tentativa tardia de pressão de Hamilton a Vettel, foi a segunda possibilidade que prevaleceu, num desfecho que se revestiu de polémica.

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Hamilton venceu e reforçou a sua liderança do campeonato, com 162 pontos contra os 133 de Valtteri Bottas, o seu companheiro de equipa que hoje recuperou até ao quarto posto, controlando os danos num grande prémio em que nunca pareceu capaz de lutar pelo triunfo. Vettel segue na terceira posição do campeonato de pilotos, com 100 pontos.

Charles Leclerc, no segundo Ferrari, terminou no lugar mais baixo do pódio, numa corrida em que rodou quase sempre isolado e em que o único momento de emoção foi na luta com Max Verstappen (Red Bull), fruto de uma estratégia distinta, embora a diferença de ritmo entre ambos tenha significado uma passagem sem mácula do monegasco.

Bottas foi quarto, como já atrás foi referido, e nas duas posições seguintes ficaram os dois homens da Renault, autores de uma prova bastante positiva, com Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg a acabarem em sexto e sétimo, cabendo ao australiano uma série de defesas perante os ataques de Bottas a meio da corrida.

Lewis Hamilton foi o segundo a cortar a meta, mas o triunfo foi seu depois de aplicada a penalização a Sebastian Vettel (fora da imagem)

Pierre Gasly começou a prova à frente de Verstappen, mas acabou apenas no oitavo lugar, no segundo Red Bull, enquanto Lance Stroll deu valiosos pontos à Racing Point, com o nono posto e Daniil Kvyat (Toro Rosso) a roubar o derradeiro lugar pontuável a Carlos Sainz (McLaren) já perto do final.


VETTEL DESOLADO

No final da corrida, depois de muita contestação pelo rádio, para a sua boxe, o alemão Sebastian Vettel estava verdadeiramente desolado com a decisão dos comissários desportivos. Depois de enfatizar que “nada podia fazer depois de o carro ir para a relva” e que “estão a roubar-nos a corrida”, Vettel cumpriu a volta de desaceleração em ritmo lento e, ao invés de parar no espaço destinado aos três primeiros para as habituais declarações, parou o seu Ferrari no início da via das boxes, saindo rumo ao camião da sua equipa sem prestar mais declarações a ninguém. Contudo, depois de algum tempo, Vettel terá sido convencido a, pelo menos, figurar na cerimónia do pódio, evitando o insólito de um pódio sem um dos três primeiros. No entanto, enquanto esteve em frente às câmaras, o tetracampeão do mundo raramente esboçou um sorriso.

Pelo caminho, antes de subir para a sala que antecede o pódio, retirou a placa da FIA colocada em frente ao carro que terminou em primeiro lugar (‘1’) e trocou-a com aquela que seria a sua, de número ‘2’…

1 44 Lewis Hamilton MERCEDES 70 1:29:07.084 25 pontos
2 5 Sebastian Vettel FERRARI 70 +3.658s 18 pontos
3 16 Charles Leclerc FERRARI 70 +4.696s 15 pontos
4 77 Valtteri Bottas MERCEDES 70 +51.043s 13 pontos
5 33 Max Verstappen RED BULL RACING HONDA 70 +57.655s 10 pontos
6 3 Daniel Ricciardo RENAULT 69 +1 lap 8 pontos
7 27 Nico Hulkenberg RENAULT 69 +1 lap 6 pontos
8 10 Pierre Gasly RED BULL RACING HONDA 69 +1 lap 4 pontos
9 18 Lance Stroll RACING POINT BWT MERCEDES 69 +1 lap 2 pontos
10 26 Daniil Kvyat SCUDERIA TORO ROSSO HONDA 69 +1 lap 1 pontos
11 55 Carlos Sainz MCLAREN RENAULT 69 +1 lap 0
12 11 Sergio Perez RACING POINT BWT MERCEDES 69 +1 lap 0
13 99 Antonio Giovinazzi ALFA ROMEO RACING FERRARI 69 +1 lap 0
14 8 Romain Grosjean HAAS FERRARI 69 +1 lap 0
15 7 Kimi Räikkönen ALFA ROMEO RACING FERRARI 69 +1 lap 0
16 63 George Russell WILLIAMS MERCEDES 68 +2 laps 0
17 20 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 68 +2 laps 0
18 88 Robert Kubica WILLIAMS MERCEDES 67 +3 laps 0
NC 23 Alexander Albon SCUDERIA TORO ROSSO HONDA 59 0
NC 4 Lando Norris MCLAREN RENAULT 8 0