GP Malásia F1: Acidente de Romain Grosjean é “inaceitável” para a Haas

29/09/2017

Gunther Steiner deu voz à insatisfação da sua equipa face ao acidente de Romain Grosjean no segundo treino livre do Grande Prémio da Malásia, classificado-o como “inaceitável”. O despiste do francês da Haas – que ocorreu a cerca de 280 km/h – foi despoletado pelo pneu traseiro direiro, que foi desfeito ao passar numa grelha de esgoto solta na saída da curva 12 do Circuito de Sepang. O que restou do pneu acabou por se soltar da jante e fez Grosjean perder o controlo do VF-17, que embateu de traseira nas barreiras exteriores da curva 13. O piloto nada sofreu mas o monolugar ficou bastante destruído.

Steiner ficou furioso com o sucedido: “Graças a Deus que ele (Grosjean) não se feriu. O carro está danificado, e na minha opinião coisas como estas em 2017 não deviam acontecer num circuito permanente. Aliás não deviam acontecer em qualquer circuito. Isto, na minha opinião, é inaceitável. Não cumpre os padrões. A próxima coisa que queremos é que se tal não aconteça na corrida. Porque na corrida teria havido um desastre maior. Com vários a passar por cima a grelha soltou-se. Isto podia ter outras consequências. Precisamos de nos assegurar que a grelha se mantém no sítio amanhã”.

Face ao sucedido, e por se tratar de um motivo de “força maior”, a FIA dispensou a Haas das restrições (nomeadamente de horário) a operar no carro de Romain Grosjean, que não recorda ter feito algo de errado quando passava na curva 12, só se apercebendo que algo estava mal com o seu carro quando ele já estava fora do seu controlo: “Pensei que tinha rebentado um pneu, mas não vi nenhuma grelha. Vi as imagens um pouco mais tarde, quando a grelha de saneamento se soltou e bateu nos pneus. Aí percebi o que se tinha passado”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.