No terceiro e último dia de testes da Fórmula 1 em Barcelona, a Mercedes-AMG mostrou a sua velocidade, com Lewis Hamilton a ser o mais rápido à frente do seu colega de equipa George Russell. Se nos dois dias anteriores, poucos problemas mecânicos houve a registar, este terceiro dia marcou uma inversão de tendência, com diversas equipas a sofrerem problemas mecânicos que as impediram de cumprir os seus programas.

No total, o dia ficou marcado pelas cinco bandeiras vermelhas, destacando-se os momentos ‘quentes’ de Fernando Alonso (Alpine) e de Sebastian Vettel (Aston Martin), tendo o segundo mesmo ajudado a apagar um princípio de incêndio no carro britânico. A parte da tarde ficou ainda marcada pela simulação de pista molhada, com a Pirelli a ensaiar os seus novos pneus para piso molhado. Para o efeito, foram usados camiões cisterna para encharcarem a pista de Barcelona.

Já nos instantes finais do terceiro dia de testes, Lewis Hamilton aproveitou um jogo de pneus mais macios da Pirelli (C5) para registar o melhor tempo da semana, em 1.19,141s, com Russell a ser o segundo, com uma volta em 1.19,233s, também registado com um composto mais macio de pneus. Hamilton foi também um dos pilotos que mais voltas fez ao circuito de Barcelona, com 94 passagens pela meta, o mesmo registo que Alexander Albon (Williams).

Atrás dos dois primeiros ficaram os dois Red Bull, com Sergio Pérez a ser o terceiro, com um tempo de 1.19,556s, feito com os pneus C4, ao passo que o campeão Max Verstappen, também da Red Bull, ficou na quarta posição.

Vettel ficou na quinta posição, tendo conseguindo fazer um bom tempo antes de ser afetado pelos problemas mecânicos no seu Aston Martin, com os dois Ferrari nas posições seguintes, ficando Charles Leclerc à frente de Carlos Sainz. Como curiosidade, o carro italiano foi o que mais quilómetros percorreu nestes três dias de ensaios, com um total de 439 voltas, ou seja, 2052 quilómetros.

Entre os outros incidentes do dia, Pierre Gasly não evitou uma saída de pista com o AlphaTauri, com o Alfa Romeo de Zhou Guanyu a sofrer também de problemas de fiabilidade, o mesmo se podendo dizer da Haas, que não se fez à pista na tarde.

De notar que a equipa de Gene Haas cumpriu o prometido e apareceu em pista para este último dia sem o patrocínio dos russos da Uralkali, admitindo que irá avaliar a continuidade da parceria com a Uralkali e mesmo a continuidade do piloto Nikita Mazepin.

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