M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A KTM pode ser mais conhecida por ser um dos maiores fabricantes de motos do mundo, mas tem um automóvel na sua gama. O X-BOW é um veículo minimalista, leve e despido de carroçaria, equipado com um motor Volkswagen Turbo “puxado” até aos 300 cv. É excelente para quem quer ter um carro com reações verdadeiras, que necessita de um certo nível de integração entre homem e máquina. Mas como é muito baixo, está limitado a estradas com bom piso ou a pistas de corridas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Por isso, a Reiter Engineering resolveu transformar o KTM X-BOW em algo a que chamou superbuggy, que vai ser conhecido como Xymera. A casa de tuning alemã é mais conhecida por ter criado vários modelos de competição com base no Lamborghini Gallardo e no Chevrolet Camaro, assim como uma carroçaria mais aerodinâmica que tornou o KTM mais competitivo na categoria GT4. Embora houvesse uma versão de ralis do Gallardo, agora a Reiter vai criar o seu primeiro veículo todo-o-terreno, que deve ser usado exclusivamente para lazer, e que não deve ser homologado para andar na estrada.

O Xymera vai usar o chassis base do KTM X-BOW, uma estrutura de proteção concebida pela Dallara, que isola o condutor e um acompanhante dos perigos de uma colisão. A Reiter divulgou apenas uma imagem vista de cima do carro, mas deverá usar alguns elementos da carroçaria do modelo GT4, mas com uma nova secção traseira, para poder albergar, no lugar do VW Turbo de quatro cilindros, um Lamborghini V10 de 5000 cc preparado para debitar 550 cv de potência. Mesmo visto de cima, é possível observar que as suspensões e os pneus aumentam-lhe significativamente a altura ao solo, deixando o superbuggy Xymera pronto para enfrentar qualquer caminho.