Está confirmado mais um nome de peso para as competições de resistência. A Alpine confirmou a sua participação nas 24 Horas de Le Mans a partir de 2024 numa das classes de topo, ou seja, a LMDh. O compromisso com a modalidade será, para já, de quatro anos.

Desde o regresso da Alpine às corridas de resistência, em 2013, em parceria com a Signatech (então na European Le Mans Series), que a marca gaulesa do Grupo Renault tem vindo a reencontrar-se com as vitórias na resistência, tendo já obtido dois títulos (2016 e 2019) e três vitórias nas 24 Horas de Le Mans na muito competitiva categoria de LMP2 (2016, 2018 e 2019). Este ano, na sua estreia na categoria Hypercar, embora com um carro evoluído do projeto LMP2, obteve um pódio.

Agora surge a confirmação da sua permanência nas competições de resistência ao mais alto nível, fazendo-o em paralelo com a Fórmula 1. A partir de 2024, a Alpine entrará no LMDh, um dos dois regulamentos da categoria Hypercar, com dois protótipos concebidos em torno de um chassis Oreca mas com um motor Alpine desenvolvido em Viry-Châtillon. Assim, toda a unidade motriz irá beneficiar da experiência adquirida na Fórmula 1.

A complementaridade entre as corridas de resistência e a Fórmula 1 são um importante trunfo do novo programa de provas de Resistência da Alpine. Para além do motor, a carroçaria também beneficiará do conhecimento da equipa de Enstone na aerodinâmica, um elemento fulcral no desporto motorizado. Esta combinação de motor, chassis e carroçaria beneficiará de toda a experiência técnica da Signatech e da equipa Alpine F1.

“O programa Alpine de resistência destaca o empenho e ambição da marca no desporto automóvel. Ao estar presente tanto na Fórmula 1, como na Resistência, a Alpine será uma das raríssimas marcas a competir em ambos os pináculos dos desportos motorizados. Conseguiremos tirar o melhor da Fórmula 1 e da resistência, graças a sinergias técnicas e tecnológicas que nos permitirão ganhar uma vantagem sobre os nossos prestigiados rivais”, explica Laurent Rossi, CEO da marca, que já havia deixado a porta aberta para este cenário aquando de uma entrevista realizada pelo Motor24 na recente edição das 24 Horas de Le Mans.

A entrada na LMDh enquadra-se tanto numa ótica desportiva, como económica, para a Alpine, já que o modelo económico da LMDh facilita a venda de carros às equipas clientes.

A Alpine e a sua parceira Signatech continuam a trabalhar no programa de Resistência até 2024. A marca quer continuar envolvida no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA, com o intuito de melhor se preparar para a chegada à categoria LMDh, em 2024.

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