Lewis Hamilton e a Ferrari colocaram o mundo da Fórmula 1 ‘às avessas’ com o anúncio de que o piloto britânico irá estar ao serviço da formação italiana a partir de 2025.

Os rumores não eram novos e voltaram a surgir esta manhã (1 de fevereiro), ligando Hamilton à Ferrari apesar de o piloto ter recentemente firmado um acordo com a Mercedes-AMG para se manter na formação de Brackley até ao final de 2025.

Porém, de acordo com um comunicado emitido pela Mercedes, Hamilton acionou uma cláusula para o final antecipado desse mesmo contrato em agosto do ano passado, com as negociações com a Ferrari a decorrerem ao longo dos meses seguintes. Heptacampeão do mundo, Hamilton conquistou seis dos seus títulos com a Mercedes, numa relação que durou 17 anos se se contar o período da McLaren-Mercedes e 11 na equipa oficial com sede em Brackley, no Reino Unido.

Falando ainda como piloto da Mercedes, Hamilton disse que “tive 11 anos fantásticos com esta equipa e estou muito orgulhoso do que alcançámos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os meus 13 anos de idade. É um sítio onde cresci, por isso tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que alguma vez tive de tomar. Mas chegou o momento certo para dar este passo e estou entusiasmado por vir a enfrentar um novo desafio”.

“Ficarei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente do Toto [Wolff, diretor da Mercedes-AMG Petronas], pela sua amizade e liderança, e quero terminar em grande. Estou 100% empenhado em apresentar o melhor desempenho possível esta época e em fazer do meu último ano com as Flechas de Prata um ano inesquecível”, completou o britânico com o número 44.

A Ferrari já tinha anunciado a renovação de Charles Leclerc num contrato de duração não anunciada, mas de “múltiplos anos”, precisamente o mesmo termo utilizado no anúncio do acordo com Hamilton para o ingresso do britânico na equipa de Maranello. Assim, Carlos Sainz irá abandonar a Ferrari no final desta temporada, podendo vir a ser uma opção para a futura equipa da Audi (ainda que só entre na modalidade em 2026).