A cidade de Madrid vai passar a receber o Grande Prémio de Fórmula 1 a partir de 2026, sendo assim mais um circuito citadino no calendário da modalidade. A capital espanhola vai assim suceder a Barcelona, onde desde 1991 se tem disputado a prova.

Após várias tentativas ao longo dos anos, a Fórmula 1 vai mesmo ter uma nova ‘casa’ em Espanha. Um circuito citadino será criado em Madrid para receber a competição a partir de 2026, num acordo que irá vigorar durante dez anos.

O novo traçado terá como base o centro de exposições IFEMA Madrid, no distrito de Barajas, perto do aeroporto Adolfo Suarez e a apenas 16 quilómetros do centro da cidade, com os organizadores a apontarem a excelente acessibilidade como uma das suas vantagens para organizar a prova.

O circuito está dividido em duas zonas principais, a primeira abrangendo o atual Recinto de Exposições do IFEMA (que ainda recentemente albergou uma exposição relativa, precisamente, à Fórmula 1) e a segunda atravessando a área de expansão Norte de Valdebebas, que será servida por uma nova linha de metro no futuro.

O desenho do circuito compreende um total de 20 curvas num perímetro de 5.474 km, com uma volta de qualificação estimada em torno de 1m32s. Apesar de ser um traçado citadino, algumas partes do circuito serão permanentes, nomeadamente, as zonas estabelecidas em terrenos privados.

Quando estiver concluído, o recinto ficará situado junto ao complexo do campo de treinos da Cidade Desportiva do Real Madrid e juntar-se-á a uma série de outros recintos desportivos de alto nível na capital, incluindo o estádio completo do Real Madrid – o Santiago Bernabéu – e o Estádio Civitas Metropolitano, pertencente ao rival Atlético de Madrid.