Mazda3 TCR ganha asa para voar nas pistas globais

02/10/2019

O campeonato de carros de turismo continua a ser bastante apelativo para marcas e pilotos/equipas, com diversos construtores a oferecerem automóveis para diversas competições que se aproximam bastante dos automóveis de produção em série. A mais recente é a Mazda, que mostrou nos Estados Unidos da América (EUA), o Mazda3 TCR, que já tem homologação nacional e que poderá em breve competir também nos circuitos europeus.

O novo carro da marca de Hiroxima junta-se a uma série de competidores cada vez mais numerosa, preparando-se para enfrentar carros como o Honda Civic Type R TCR, o Hyundai i30 N TCR, o Volkswagen Golf TCR ou o Audi A4 TCR, apenas para citar alguns dos exemplos globais. No caso deste novo Mazda3 TCR, a estreia irá ocorrer na próxima edição das 24 Horas de Daytona, em janeiro de 2020, cumprindo até lá um intenso programa de testes. Refira-se que o novo Mazda3 TCR poderá competir em qualquer um dos 36 campeonatos TCR que se realizam a nível mundial.

Mantendo as linhas gerais do carro de estrada, a versão TCR diferencia-se, por outro lado, pela enorme evolução aerodinâmica, com destaque para os alargamentos da carroçaria, para o splitter dianteiro e para a asa traseira de grandes dimensões e fixa. A motorização está ainda a ser trabalhada pela Mazda, contando com um bloco de quatro cilindros em linha com 350 CV de potência e caixa automática de seis velocidades com controlos sequenciais. O trabalho de desenvolvimento foi efetuado em parceria com a Long Road Racing, que também é responsável pela preparação dos MX-5 Cup do troféu mono-marca da Mazda.

“O TCR representa uma grande oportunidade para nós mostrarmos o novo Mazda3 e para fornecermos aos nossos clientes uma outra via para poderem competir com carros da Mazda”, referiu Masahiro Moro, diretor de operações da Mazda North America.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.