M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Nissan é uma marca com grandes tradições no desporto automóvel, e até ao final do ano vai estrear-se como uma nova equipa na Fórmula E, o primeiro campeonato do mundo para carros elétricos de competição. Por isso, a marca japonesa criou uma versão para corridas do seu veículo elétrico familiar, o Nissan LEAF, denominada LEAF Nismo RC. Esta é a segunda geração do LEAF Nismo, que já teve direito a um protótipo, feito com base na geração anterior, construído em 2011.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Nissan LEAF Nismo RC está equipado com dois motores elétricos, que têm uma potência combinada de 240 kW, ou 326 cv. Cada motor, alimentado pelo mesmo sistema de baterias encontrado no modelo de série, está conectado a um eixo, oferecendo ao LEAF Nismo tração às quatro rodas. A potência total é mais do dobro da que era encontrada no protótipo original de 2011, e cada motor é controlado de forma independente, transferindo a força para as rodas conforme a tração detetada.

Apesar de ter dois motores e tração às quatro rodas, o novo Nissan LEAF de corridas é bastante leve, pesando apenas 1220 kg. Em comparação com o Cupra e-Racer da SEAT, que vai ser a base para a nova categoria ETCR de carros de turismo elétricos, têm menos de metade da potência, mas é quase meia tonelada mais leve. Assim, o carro japonês perde apenas 0,2 segundos (total de 3,4) no arranque até aos 100 km/h face ao seu rival espanhol. Com tração integral e altura rebaixada para 1,21 metros, promete até ser mais rápido nas curvas.

O Nissan LEAF Nismo RC não vai ser apenas um protótipo, e deverá ser bastante usado pelas filias da marca para demonstrar o potencial da performance dos automóveis elétricos. Para isso, a marca japonesa promete que vai construir seis exemplares.

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