M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Durante as décadas de 80 e 90, o carro que mais fazia vibrar o público nas pistas ovais americanas era o Chevrolet Lumina com um número 3, pilotado por uma das maiores estrelas das corridas americanas da NASCAR. Dale Earnhardt foi campeão sete vezes nesta categoria, um número que apenas dois outros conseguiram atingir, conquistando o coração de milhares de fãs, que lhe deram o epíteto de “Intimidador” (“intimidator”, no original inglês).
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A sua equipa histórica era a Richard Childress Racing, que lhe deu o famoso n.º 3, assim como a pintura preta com o patrocínio das oficinas GM Goodwrench. Foi com estas cores, ao volante deste Chevrolet Lumina, que o “Intimidador” conquistou o seu sétimo título de campeão, em 1994. Embora não tenha sido o único chassis usado esse ano, este exemplar, identificado com o n.º de chassis 9309, deu a Earnhardt duas das quatro vitórias desse ano, bem como dois segundos lugares e dois terceiros lugares. Com o segundo lugar nas 500 Milhas de Atlanta, garantiu o seu sétimo título, na derradeira prova da temporada.

Agora, o n.º 3 do “Intimididador” vai estar à procura de um novo dono, no leilão de Phoenix organizado pela casa de leilões Mecum Auctions. O carro de Earnhardt está equipado com uma réplica do motor V8 de 700 cv que Earnhardt usou, pelo que o Chevrolet Lumina apenas pode ser usado em exposições. Mesmo assim, a Mecum espera conseguir entre 200 e 300 mil dólares, pois é uma boa oportunidade de ter na sua coleção uma das principais peças da história da NASCAR.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.