Ao contrário do que tem sido usual nas últimas temporadas, em que os primeiros testes de conjunto revelam uma toada cautelosa por parte da Mercedes-AMG, os ensaios levados a cabo entre quarta e sexta-feira da semana passada deixaram bem patente a aparente superioridade da marca alemã, com Valtteri Bottas a conseguir o melhor tempo da semana no derradeiro dia e a deixar o melhor dos ‘outros’ (o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton foi o segundo) a mais de um segundo de diferença.
Além da eficácia de um chassis que evolui em relação ao do ano passado, um dos elementos que estará a fazer a diferença para o lado da Mercedes-AMG será o DAS, acrónimo para ‘Dual Axis Steering’, que pode ser traduzido para português como Direção de Duplo Eixo. Tratando-se de mais um elemento técnico revolucionário, a sua legalidade rapidamente se tornou tema de debate entre as demais equipas, mas a Federação Internacional do Automóvel (FIA) veio confirmar a sua legalidade.
Como funciona e para que serve?
Na prática, o DAS é mais uma forma de alterar alguns dos parâmetros do monolugar com controlo pelo piloto. Este recorre ao volante como forma de alterar o ângulo dos pneus dianteiros, bastando para isso puxar ou empurrar o volante, que atua de forma telescópica na coluna da direção. A ideia deste sistema passa por aumentar a superfície de contacto dos pneus com o asfalto durante as retas, o que torna mais consistente o seu desempenho e o seu aquecimento, mas ao aproximar-se de uma curva o piloto pode repor o ângulo das rodas mais eficaz para descrever essa curva. Agora, com o benefício de um aquecimento mais eficaz dos pneus, logo, maior tração.
Neste sentido, em circuitos com retas mais longas, o sistema poderá ajudar os monolugares a serem mais eficazes em curva, ao mesmo tempo ajudando a manter a faixa de operação dos pneus de maneira mais consistente.Atendendo a que na Fórmula 1 há dois caminhos quanto a estas inovações potencialmente disruptivas – a proibição ou a disseminação por outras equipas – resta saber como irão as suas rivais reagir, nomeadamente a Ferrari e a Red Bull, estas duas com maiores ambições para a nova temporada.