M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando o Dakar partiu de Lisboa, a SCML patrocinou o evento, ligando a imagem da excentricidade da travessia desportiva africana ao prémio monetário do Euromilhões. E vai ser preciso ter uma conta bancária desse tamanho para cometer a excentricidade de adquirir este Porsche 959, igual ao carro que ganhou o Dakar em 1986. Este exemplar vai estar à venda em outubro, no leilão especial do 70.º aniversário da Porsche, organizado pela aconceituada casa de leilões RM Sotheby’s.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Apesar deste carro em particular não ter participado no Dakar, é raro o suficiente para justificar um preço de venda que se prevê oscilar entre os 3 e os 3,4 milhões de dólares (2,5 e 2,9 milhões de euros). Apenas seis 959 foram construídos para o Dakar, e este exemplar acabou por tornar-se um carro de reserva, devido a um problema com a lubrificação do motor. No entanto, este problema foi posteriormente resolvido e o carro está pronto para enfrentar qualquer duna, tendo sido restaurado como uma réplica do carro vencedor da prova em 1986, pilotado pelo francês René Metge.

O Porsche 959 foi testado para o Dakar com o motor 3.2 atmosférico do 911 SC, mas em 1985, a tempo da sua estreia na prova, já usava o motor 2.9 biturbo concebido para o modelo de estrada, depois de resolvidos problemas para fazer o complicado conjunto funcionar. Para lidar com a dureza da prova e as temperaturas do terreno, para o Dakar a potência foi rebaixada dos 450 cv de origem (na época, um recorde para um veículo de produção, limitado a 200 unidades) para 390 cv.

Tudo o resto, incluindo a suspensão de triângulos duplos, os pneus e o sistema de tração integral permanente já tinham sido testados no 911 SC que venceu o Dakar em 1984, pelo que o seu funcionamento estava comprado. Dos três Porsche 959 que alinharam à partida da sua segunda participação no Dakar, em 1986, todos chegaram ao fim, em primeiro, segundo e sexto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.