Rali Serras de Fafe com nova especial citadina

03/01/2019

A famosa classificativa da Lameirinha proporciona imagens sempre espetaculares. Na foto,a dupla Ricardo Moura/António Costa (Ford Fiesta R5) vencedora da última edição do Rali Serras de Fafe
As classificativas de Fafe vão ser, mais uma vez, palco da gala de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).

O Rali Serras de Fafe, organizado pelo Demoporto, decorre de 21 a 23 de fevereiro e é pontuável para o CPR e ainda para o European Rally Trophy (ERT), Iberian Rally Trophy (IRT) e para a Taça FPAK de Ralis de Terra.

O primeiros detalhes do programa foram já divulgados e a maior novidade prende-se com o novo traçado da especial nas ruas da cidade minhota, vulgo Fafe Street Stage, cuja extensão é de cerca de 2,0 km.

As verificações documentais têm início arrancar a meio da tarde de quinta-feira, dia 21 de Fevereiro, realizando-se, no dia seguinte (sexta-feira), pela manhã, o shakedown/qualifying. Trata-se de uma das novidades da próxima temporada: o shakedown é obrigatório em todas as provas , sendo o tempo da 3.ª passagem contabilizado. O piloto mais rápido escolhe a ordem de partida para ao troço inicial e assim sucessivamente em relação aos dez primeiros numa sessão pública.

A parte competitiva do rali tem início na tarde de sexta-feira, com a dupla passagem por um dos troços da zona de Fafe, cidade onde, às 21,00 horas, arranca, tal como está previsto, a Fafe Street Stage.

No sábado, mais cinco troços: três disputados de manhã e dois à tarde, sempre em sistema de rondes, com duas passagens em cada um deles.

Ao todo, cerca de 125 quilómetros ao cronómetro neste rali que, como é tradição – esta vai ser a 32.ª edição do rali em Fafe — arrasta uma multidão às classificativas de Fafe em terra batida.

Na temporada que se avizinha não faltarão, decerto motivos de interesse, desde a provável estreia do VW Polo R5 do vimaranense Pedro Meireles à renovada participação do Team Hyundai Portugal, cuja apresentação está marcada para o próximo dia 14 de janeiro, aguardando-se relevantes novidades.