A dupla Alexandre Camacho/Pedro Calado (Skoda Fabia) lidera após a 1.ª etapa
A correr em casa, confiante e moralizado, Alexandre Camacho (Skoda) terminou na liderança a 1.ª etapa do Rali Vinho da Madeira.

O duelo com o italiano Giandomenico Basso, também em Skoda, promete ser renhido até final, perfilando-se ambos como os mais fortes candidatos ao triunfo final no rali organizado pelo Clube Sports Madeira, uma vez mais estrondoso sucesso em termos de afluência de público.

O primeiro dia na estrada ficou, no entanto, marcado pela desistência de dois favoritos. Logo pela manhã, Kris Meeke, vencedor na véspera da superespecial da avenida do Mar, no Funchal, entrou de rompante, venceu a passagem inicial por campo de Golfe, mas logo a seguir, o Hyundai alargou a trajetória numa curva rápida e bateu com a frente, lado direito, num muro. Um erro assumido pelo britânico, que acabou, tal como o navegador, por ser conduzido ao hospital, onde foram diagnosticadas lesões sem elevado grau de gravidade.

O rali perdia muito cedo um dos favoritos, enquanto outro – Giandomenico Basso – ascendia ao topo, com escassos 2,0 segundos de vantagem para Alexandre Camacho.

No duelo entre os Skoda, o madeirense superiorizou-se na classificativa seguinte – Santana-1- e conquistou o comando. Em quatro classificativas, o rali conhecia três líderes, mas desde então, e até final do dia, Camacho manteve-se firme na frente.

José Pedro Fontes e Inês Ponte (Citroën C3) estão na frente entre os concorrentes do CPR

Nesta luta esteve José Pedro Fontes, mas em Palheiro Ferreiro-2 o piloto do Citroën perdeu 11 segundos e ficou mais longe – 19 segundos – do líder, embora mantendo o 3.º lugar.

Nesta altura, estava já fora de prova outro favorito. Miguel Nunes, que se atrasara na secção matinal, baixando do 3.º para o 7. º lugar, em consequência de uma ligeira saída, que causou alguns danos no Skoda, acabou por dar um toque e arrancou uma roda. A desistência foi inevitável.

A luta pelo 4.º lugar foi particularmente animada, em grande parte graças ao duelo luso-italiano entre Simone Campedelli (Skoda) e Ricardo Teodósio (Skoda), que terminou a etapa com 12,4 segundos de vantagem face ao piloto do Algarve.

José Pedro Fontes lidera CPR

Armindo Araújo, com escolhas desacertadas de pneus e ainda em fase de adaptação ao novo Skoda Fabia, esteve algo discreto ao longo de um dia que começara mal para Bernardo Sousa: o madeirense dera um toque na véspera, na superespecial, e a reparação do Citroën custou uma penalização real de 2.0 minutos à saída do primeiro parque de assistência do dia.

Em relação ao Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), competição para a qual Camacho e Basso não roubam pontos, José Pedro Fontes é um líder algo confortável, seguido por Ricardo Teodósio e Armindo Araújo, com o líder Miguel Correia na 4.ª posição.

Nas 2 RM, a liderança é do madeirense João Silva (Peugeot 208 Rallye 4) ; Hugo Lopes (Peugeot) está na frente em termos de CPR.

 

Ver classificação em:

https://www.ewrc-results.com/results/80357-rali-vinho-da-madeira-2023/?s=427129

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.ewrc-results.com/results/80357-rali-vinho-da-madeira-2023/?s=427129