Ao revelar o seu novo protótipo para ‘atacar’ a edição de 2025 do Dakar, a Dacia revelou as suas ambições de lutar pelas posições cimeiras. O novo Sandrider é um modelo de classe principal (T1+) com clara inspiração no concept Manifesto, que foi apresentado em 2022 para mostrar como serão os Dacia do futuro. Para já, serão ‘atletas’ para enfrentar as mais condições brutais da prova de TT mais dura do mundo, o Dakar.

Prosseguindo na sua missão de redefinir aquilo que é essencial, um lema da marca para os tempos modernos, a Dacia mostrou o Sandrider, protótipo com que irá abordar o Rali Dakar e o Campeonato do Mundo de Rali-Raid da FIA (W2RC) a partir de 2025. Para conceber o Sandrider, a Dacia inspirou-se, então, na simplicidade do Manifesto, tendo como parceira a Prodrive, conceituada companhia de preparação que já colocou em prova os Subaru no Mundial de Ralis e até os Ferrari de GT1 nas 24 Horas de Le Mans.

O Sandrider teve uma abordagem de manter o essencial, explorando a abertura oferecida pelas normas do regulamento T1+ do campeonato, focando-se, sobretudo, no baixo peso e na agilidade, bem como na simplicidade mecânica, tomando em conta a opinião dos pilotos que participaram na fase de desenvolvimento deste modelo.

Com efeito, desde o início do projeto que pilotos e navegadores ofereceram a sua experiência para ajudar os engenheiros e projetistas no desenvolvimento do Sandrider, com incidência nas ferramentas de realidade virtual.

Simplicidade: a palavra-chave

Este protótipo mantém uma lógica de simplicidade máxima, naquela que é uma ideia que passa muito logicamente por manter uma filosofia de baixo potencial de danos para uma prova tão exigente quanto o Dakar. O Sandrider apenas tem painéis de carroçaria onde é necessário, dispensando partes decorativas ou supérfluas, mas sem descartar o foco primordial na aerodinâmica.

Os engenheiros conseguiram reduzir a resistência aerodinâmica em 10% e a sustentação em 40% em relação a protótipos comparáveis. Como parte deste trabalho, concentraram-se especialmente nas entradas de ar que arrefecem o motor, numa área – a gestão do calor – que é fundamental nas condições extremas do Dakar. Para manter a temperatura baixa no habitáculo, os designers do Sandrider utilizaram pigmentos anti-infravermelhos diretamente integrados nos painéis de carbono da carroçaria. Foi registada uma patente para este processo.

Como parte da abordagem da marca centrada nas necessidades essenciais das equipas de pilotos, o capot curto e aerodinâmico apresenta um design afunilado, desaparecendo do campo de visão dos pilotos. A pintura antirreflexo utilizada na parte superior do painel de instrumentos – uma técnica inspirada na indústria aeronáutica – também otimiza a visibilidade.

No que respeita ao habitáculo, os designers e engenheiros da Dacia deram especial atenção às necessidades, hábitos e constrangimentos dos pilotos e co-pilotos. O painel de instrumentos modular do Sandrider T1+ permite que cada ocupante adapte a ergonomia e a disposição de certos elementos às suas próprias necessidades.

Ao nível estrutural, o Sandrider foi reforçado em diversas áreas, com uma subestrutura e para-choques consolidados, carroçaria em carbono, suspensão de duplo braço e uma transmissão 4×4 concebida para a exigência das provas de rali-raid. Um inovador sistema elétrico mantém a potência ideal para todos os equipamentos a bordo, mesmo nas condições mais difíceis. Por outro lado, a comodidade das equipas não foi esquecida. Por exemplo, os bancos Sabelt são estofados num tecido especial anti-bacteriano que auto-regula a humidade, ao passo que as rodas suplentes estão descobertas para facilitar o manuseamento. De igual modo, a dupla de pilotos pode aceder rapidamente às ferramentas a bordo, sem ter de abrir uma caixa.

Outros exemplos incluem uma placa magnética, incorporada na carroçaria do Sandrider, para evitar que os parafusos de fixação das rodas se percam na areia. Esta foi uma dica inspirada diretamente na experiência dos pilotos da equipa e posta em prática utilizando o famoso “pensamento prático” da Dacia.

O motor escolhido será um bloco V6 bi-turbo de 3.0 litros com injeção direta, capaz de debitar 360 CV de potência e 539 Nm de binário máximo às 4250 rpm. A caixa de velocidades será sequencial de seis velocidades. O Sandrider T1+ será, igualmente, bastante compacto, com apenas 4140 mm de comprimento, 2290 mm de largura e 1810 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3000 mm. As jantes serão de 17 polegadas, com os pneus BF Goodrich especialmente concebidos para os desafios do todo-o-terreno nas condições mais extremas. De nova geração, esses pneus contam com uma resistência máxima aos choques e aos furos.

Também sustentável

Tal como nos seus automóveis, a Dacia também quer dar um passo em frente na sustentabilidade, alinhando-se com o compromisso assumido pelos organizadores do Dakar e de outras provas para tornar o desporto automóvel mais sustentável. Uma das áreas em que mais se trabalhou foi na redução do peso, com os engenheiros a trabalharem com especial afinco para tornar o carro mais leve e para reduzir o consumo de combustível.

O peso total do Sandrider foi reduzido em cerca de 15 kg em relação a protótipos comparáveis. Isto foi conseguido através da utilização de um chassis tubular mais leve, da eliminação de todos os painéis de carroçaria supérfluos e da utilização de carbono para os restantes painéis. Além do motor mais compacto e mais leve, a distribuição do peso entre a frente e a traseira foi significativamente aumentada na dianteira para otimizar a tração e o desempenho dinâmico.

Ainda na vertente da sustentabilidade, nota para o facto de o motor do Sandrider utilizar combustível sintético fornecido pela Aramco, companhia com que o Grupo Renault, mais concretamente, através da divisão HORSE, está a trabalhar no desenvolvimento de combustíveis mais ecológicos. Trata-se de uma solução simples e económica para reduzir o seu impacto ambiental. Os combustíveis sintéticos desenvolvidos pela Aramco combinam hidrogénio renovável com CO2 sequestrado, gerando um combustível com baixo teor de carbono que é compatível com os motores atuais. Para a Dacia, o Dakar é o campo de testes ideal para esta tecnologia.

Equipas de luxo

Revelado hoje, o Sandrider inicia agora uma longa série de testes de desenvolvimento em vários países. A estreia oficial em competição acontecerá no Rali de Marrocos de 2024, a etapa africana do Campeonato do Mundo de Rali-Raid (W2RC), a disputar entre 5 e 11 de outubro. Os Dacia Sandriders, a equipa oficial da Dacia no W2RC, vão participar no seu primeiro Dakar e nas outras etapas do Campeonato do Mundo de Rali-Raid, em 2025.

Ao volante dos três protótipos estarão equipas de luxo, todas com provas dadas no mundo do automobilismo: Sébastien Loeb, Nasser Al-Attiyah e Cristina Gutiérrez.

O francês Sébastien Loeb, de 49 anos, venceu o Campeonato do Mundo de Ralis por nove vezes consecutivas, entre 2004 e 2012, sendo frequentemente considerado o melhor piloto de ralis de todos os tempos. Sébastien Loeb participa no Dakar desde 2016 e terá como navegador o belga Fabian Lurquin, faltando-lhe ainda um triunfo à geral nesta competição.

Tal já não se aplica a Nasser Al-Attiyah, que venceu cinco vezes a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e é o atual bicampeão do Mundo de Rali-Raid em título. Além disso, conta com cinco triunfos no Dakar, a última das quais em 2023.

Por último, a piloto de ralis espanhola Cristina Gutiérrez Herrero, de 32 anos, vai dar mais um passo na sua carreira depois de ter conseguido vencer o Dakar na sua categoria (Challenger) em 2024. Já com oito participações no Dakar, entre 2017 e 2024, Gutiérrez venceu a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, na categoria T3, em , e este ano tornou-se apenas na segunda mulher a vencer uma categoria do Dakar, depois de Jutta Kleinschmidt, que ganhou a prova à geral. O navegador de Cristina Gutiérrez será Pablo Moreno Huete.

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