Publicidade Continue a leitura a seguir

Tiago Monteiro é o novo rei português do Nürburgring

Publicidade Continue a leitura a seguir

As 24 Horas de Nürburgring não são tão famosas como as 24 Horas de Le Mans, mas quem participa nelas sabe que são uma prova muito mais difícil. O circuito é muito mais estreito e sinuoso, há três vezes mais carros em pista e há maiores diferenças de andamento entre os mais rápidos e os mais lentos. Na página de recordes, está o nome de Pedro Lamy, cinco vezes vencedor da prova à geral, mas agora há outro piloto português na lista de vencedores, pois Tiago Monteiro ganhou a classe TCR para carros de turismo, iguais aos que vão correr na prova do Mundial em Vila Real, em julho.

Na sexta e sábado, Tiago Monteiro esteve no Nürburgring ao volante do seu Honda Civic com que participa habitualmente no Mundial, mas de sábado para domingo foi um dos quatro pilotos destacados para o volante do carro do Team Castrol Honda Racing inscrito nas 24 Horas. Tiago, que está a fazer a sua primeira temporada completa depois de se recuperar do acidente sofrido em testes há quase dois anos, foi quem cortou a meta, depois de ter dividido o volante com três pilotos alemães, Markus Oestreich (veterano das corridas de carros de turismo), Dominik Fugel (jovem esperança que corre no campeonato alemão) e Cedric Totz (especialista no Nordschleife, correndo no campeonato de resistência o Nürburgring).

O Honda de Tiago Monteiro liderou grande parte da fase final da prova, e acabou por cortar a meta com duas voltas de avanço sobre o seu principal adversário, o Hyundai Veloster da Hyundai Motorsport N. Este foi um regresso vitorioso para a equipa oficial da Honda, que não corria em carros de turismo no Nürburgring há uma década. Para o piloto português, este é mais um triunfo no seu currículo, que poucos conseguiram alcançar. Afinal, dominar o Nürburgring não é para todos.